Como cortar o medo de andar?

Perguntado por: mgois . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Uma boa dica do que fazer quando o bebê tem medo de andar é levá-lo em uma praça ou parque perto de casa. Isso fará com que ele tenha novos estímulos e desenvolva ainda mais sua curiosidade, o que pode estimular o pequeno a dar os primeiros passos.

Não há uma idade certa para a criança andar, e sim um período - entre 10 e 18 meses - para que isso aconteça. Se o seu filho só deu os primeiros passos sozinho com 1 ano e 4 meses, e o da sua irmã com 1 ano, não quer dizer que ele tem um atraso neurológico ou neuromotor ou que foi pouco estimulado por você.

Os pais só devem ficar preocupados se o bebê passar dos 18 meses e não demostrar nenhum interesse por andar ou se, após os 15 meses, o bebê também apresentar outros atrasos no desenvolvimento como ainda não conseguir sentar ou engatinhar, por exemplo.

Agorafobia é um transtorno de ansiedade muito comum nos quadros de se síndrome do pânico e refere-se ao medo de andar nas ruas, dificuldade de sair sozinho de casa, dificuldade de ir a certos lugares como mercados ou cinema pois sente forte apreensão dificil de compreender e muitas vezes surge a necessidade de ter ...

Dicas para estimular os primeiros passos

  1. Segurar as mãos do bebê quando ele estiver em pé ...
  2. Colocar um brinquedo na ponta do sofá ...
  3. Deitar o bebê de barriga para cima. ...
  4. Oferecer brinquedos que possam ser empurrados com o pé ...
  5. Chamar o bebê para que tente caminhar.

Incentive o bebê
Uma maneira fácil de incentivar o pequeno a andar é ficar agachada em frente a ele e chamá-lo para seu colo, ou então oferecer algum brinquedo. Outra forma é ajudá-la a ficar em pé na beirada do sofá e auxiliar para que ela caminhe até a outra ponta do móvel.

Para estimular o bebê a andar, você pode colocar um brinquedo que o atraia muito em um ponto não muito distante da base de apoio, por exemplo, na ponta do sofá. O brinquedo, nesse caso, funciona como objeto de desejo e motivação do bebê, fazendo com que ele tente alcançá-lo.

Você deve buscar ajuda médica sempre que seu bebê não andar sem ajuda ou apoio depois dos 18 meses, ou seja, 1 ano e 6 meses. Quando o bebê ainda tem dificuldade de andar com essa idade, considera-se um atraso no andar, que pode estar associado com diversas causas diferentes.

Os 18 meses representam assim a “idade limite” para o andar independente e uma criança que não consiga andar nesta altura deve ser cuidadosamente estudada.

Em geral, espera-se que até os 18 meses a criança caminhe sozinha, sem apoio”, explica Walkíria. Portanto, caso a criança tenha 18 meses ou mais, e não esteja caminhando, é preciso procurar um especialista em neurologia infantil para uma avaliação.

Outo grande indicio de que o bebê está prestes a andar é quando ele começa a passar por cima dos obstáculos, como, por exemplo, quando ele está engatinhando e passa por cima de algum brinquedo, ou quando passa por cima de algum objeto enquanto anda segurando nas paredes e móveis.

Por que alguns bebês demoram mais em andar
- Porque se desloca muito bem engatinhando: Alguns bebês demoram mais para caminhar simplesmente porque estão se dando muito bem engatinhando e recorrem ao 'seu mundo' dessa maneira; outros já caminham sem antes ter engatinhado.

Dicas para tratar a Agorafobia?

  1. Busque tratamento especializado;
  2. Reeduque a mente;
  3. Terapia de exposição, onde o profissional irá te ensinar a encarar os problemas e medos;
  4. Pratique exercícios físicos;
  5. Faça exercícios de meditação e respiração.

É possível lutar contra os medos e transformá-los em desafios?

  1. Reconheça os seus temores. Para transformar os medos em desafios, o primeiro passo é fazer um exercício de autoconsciência. ...
  2. Faça as perguntas certas. ...
  3. Aprenda a criar os seus próprios objetivos. ...
  4. Aprenda a premiar-se. ...
  5. Saiba como agir frente ao fracasso.

“O medo ativa um estado na nossa mente que é um estado de alerta em que nós passamos a prestar mais atenção nas coisas que estão à nossa volta, nos permitindo ter respostas rápidas. Ele também, dependendo da intensidade, vai ativar reações no nosso corpo.