Como cortar o mamão para servir?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Para cortar um mamão, comece abrindo-o no comprimento com uma faca bem afiada. Em seguida, retire as sementes das duas metades com uma colher, descartando-as. Coloque uma metade com a casca para cima e em uma tábua de corte e divida-a em fatias grossas e uniformes. Repita o processo com a outra metade.

Além de ser liberado no processo natural de maturação, ele também aparece quando o fruto sofre um estresse (uma batida, um corte, uma bicada de passarinho). Por isso, fazer cortes no mamão faz ele amadurecer, comprovado cientificamente.

“O látex está principalmente na casca do mamão; a polpa também tem, mas não tanto quanto a casca. Se a pessoa começar a comer mamão verde todo dia, essa ingestão exagerada pode causar um problema intestinal ou algo do gênero, porque há no látex algumas substâncias que possivelmente afetam a nossa flora microbiana.

Se desejar você pode picar o mamão e deixar em um pote limpo e com tampa na geladeira de 3 a 5 dias.

A casca do mamão consegue reunir mais proteínas, potássio e fibras que a fruta toda. Por isso, é muito importante que você, vezes ou outra, coloque esse ingrediente na sua rotina alimentar.

Além de comer a fruta no café da manhã, você pode fazer algumas combinações super nutritivas.

  1. Mamão com aveia e mel. Corte o mamão ao meio, descasque e retire as sementes. ...
  2. Mamão com iogurte e granola. ...
  3. Vitamina de mamão com banana ou maçã

O mamão é comumente retirado do pé ainda verde para acabar de amadurecer depois. Muitas vezes, para antecipar esse processo e "tirar o seu amargor", costuma-se riscar a casca da fruta por onde escorre um látex esbranquiçado e pegajoso.

Cascas e sementes do mamão podem ser consumidas.

Mamão não pode ser consumido à noite - MITO
A fruta pode sim ser consumida na parte da noite, pois auxilia na digestão e é uma opção mais leve para encerrar o dia. O grande diferencial da fruta é que ela possui a enzima papaína, conhecida justamente por ajudar na quebra de partículas de gordura, auxiliando na digestão.

Apesar de ser tradicionalmente consumida pela manhã, a nutricionista Luciana Novaes adianta que o mamão pode fazer parte das nossas refeições a qualquer hora do dia. A dica da especialista é misturá-lo em saladas com outros ingredientes e assim, ter uma entrada saudável, leve e saborosa para o almoço ou jantar.

Mamão: - A casca deve ser livre de manchas, uma coloração um pouco esverdeada e bastante amarela, pois quanto mais amarela estiver, mais doce e maduro estará. - A textura é preferencialmente macia, mas não muito macia (mamão muito maduro) ou muito firme (mamão verde). - O cheiro tem que ser suave e doce.

No pomar caseiro, o mamoeiro pode ter longevidade maior e crescer mais, dificultando a colheita dos frutos na ponta da planta. Uma opção é podar a planta e reiniciar o ciclo de produção, com a vantagem de não precisar plantar novamente.

O mamão funciona como amaciante natural porque é fonte de papaína, uma enzima que atua sobre as proteínas estruturais da carne. Neste caso, dê preferência à fruta ainda verde, que tem maior concentração de papaína.

Rale os mamões num ralador grosso e coloque em uma panela. Cubra com água e leve para ferver. Quando começar a ferver, retire do fogo e escorra bem água. Este processo é importante para a retirar o “leite” do mamão.