Como cortar carne etiqueta?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Pórem, na hora de cortar os alimentos é necessário você entender que destros ou canhotos usam a faca na mão direita, ou seja, basta posicionar o garfo na ponta da carne com a mão esquerda e partir usando a faca com a mão direita.

Seja ele em família ou com estranhos, afinal, boa educação não deve jamais ficar de fora das quatro paredes do nosso lar doce lar. Sempre segure o garfo com a mão esquerda e corte os alimentos tendo a faca na mão direita.

O modo de cortar a carne influencia na facilidade de come-la. O ideal é que o corte seja sempre realizado no sentido contrário dos feixes de fibras musculares, pois irá facilitar a apreensão e mastigação da carne.

Para os melhores cuidados com o corte, existe quem defenda que ele deve ser feito na direção das fibras da carne. Entretanto, a Cutelaria Cimo afirma, o corte em sentido contrário contribui com a aderência das lâminas. Logo, posicione a faca em um ângulo de 90 graus com as fibras musculares.

- Talheres em forma de cruz: Caso tenha finalizado um prato e esteja esperando outro (por exemplo, a sobremesa). - Talheres paralelos na horizontal: Significa que você achou o prato servido excelente. - Talheres paralelos na vertical: Significa que você está satisfeito.

A disposição dos talheres à mesa deve ser sempre de fora para dentro, seguindo a ordem que será usada durante a refeição: nas duas extremidades, vão os talheres de entrada; depois, os talheres de peixe (se houver algum prato com peixe no menu); por último, a faca e o garfo usados no prato principal.

Segure o garfo com a mão esquerda.
Os dentes devem apontar para longe (e para baixo). O dedo indicador fica esticado e descansa no cabo, próximo da cabeça do utensílio. Os outros quatro dedos ficam ao redor do cabo. Normalmente, esse método é conhecido como o do “cabo escondido”.

Não cruze talheres dentro do prato após as refeições
Para evitar cometer essa gafe, vou ensinar a melhor forma de se portar depois de terminar a alimentação: coloque os talheres em posição perpendicular ao prato, no sentido norte-sul. O garfo deve ficar do lado esquerdo e a faca do lado direito.

Já os talheres principais ficam dispostos nos dois lados do prato e devem ficar posicionados sempre na ordem de fora para dentro, de acordo com o prato que será servido. À esquerda, ficam o guardanapo e os garfos (o guardanapo também pode ser colocado em cima do prato); À direita, ficam as facas e as colheres.

Apoiar os cotovelos na mesa é considerado falta de educação por potenciar a adoção de uma postura incorreta (deselegante e desrespeitosa) à mesa. Por outro lado, ao colocar os cotovelos na mesa, as costelas comprimirão o estômago dificultando a digestão dada a incorreção da postura adotada.

Pode comer o frango com a mão? A não ser que você seja o Asterix ou Obelix, evite a todo custo! É perfeitamente possível comer frango com garfo e faca. Já, o frango à passarinho, aquele pequenininho que a gente adora chupar a asa e a coxinha – esse não deve ser servido em um jantar ou almoço com outros convidados…

E para identificar essas fibras, é muito simples, basta observar a carne com atenção. As linhas que se veem na carne parecendo desenhos, são as fibras musculares. E após identificar o sentido das fibras (se elas são horizontais ou verticais) já é possível começar o corte.

Para não restar dúvida: o ideal é que o corte da carne seja sempre realizado no sentido contrário das fibras para facilitar na hora de mastigar. Isso faz com que a carne fique mais macia e desmanche na boca na hora de comer.

É comum que o lado direito fique para fora quando a roupa é costurada e o lado avesso fica para dentro. Em resumo, o corte ideal do tecido é aquele que acontece no sentido do fio, que permite que exista um bom caimento da peça no corpo, além de evitar o desperdício do material.

A dica para fatiar carne bem fininha é simples: basta deixar a peça inteira no congelador por cerca de 30 minutos antes do processo. Após o tempo, retire a carne do freezer, coloque-a na tábua de cortes e use a faca normalmente.

Este processo envolve o uso de forças físicas para cortar um objeto. Exemplos desse tipo de corte incluem serras, tesouras e perfurações. Ferramentas mecânicas funcionam colocando o mecanismo de corte, como uma lâmina, em contato físico com o objeto sendo cortado.

Mas, afinal, como cortar carne para churrasco? A carne deve ser cortada no sentido contrário às fibras, ou seja, é preciso manter a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus, deixando-a cortar as fibras. Desse modo, a carne ficará macia.

Se a comida estiver visivelmente quente, soprá-la também não é falta de educação desde que seja diretamente na colher e não no prato e, claro, sempre com delicadeza para que não voe comida para todos os lados.

Um garfo no chão é sinal de que uma mulher está vindo. Também não se deve cruzar os talheres, especialmente facas. Cruzadas, elas indicam o início de uma DR (a temível discussão da relação), que tem tudo para acabar numa briga das grandes.