Como cortar bambu fácil?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

O corte deve ser feito com a ponta do facão, para que haja menos esforço. Os pequenos galhos agarrados ao colmo devem ser retirados de baixo para cima, ou seja, na direção de seu nascimento. A melhor postura para se fazer o corte é agachado, mantendo a coluna reta.

O tico-tico é a peça que oferece maior agilidade para o corte, além de não “estragar” a superfície do bambu. Para cortar com essa ferramenta é necessário antes fazer um furo próximo a linha de corte para se conseguir introduzir a serra do tico-tico.

A legislação regulamentar assim dispõe: “Ficam dispensadas de autorização de desmatamento as operações de limpeza e reforma de pastagem, limpeza de culturas agrícolas, bem como as operações de corte de bambu Bambusa vulgaris.”

Para o corte dos colmos (ou varas) de bambu na touceira podem ser utilizadas ferramentas manuais ou elétricas. As manuais mais utilizadas são o facão, o machado e a cegueta. Para os bambus gigantes, geralmente são utilizadas moto-serras.

A vida útil de um colmo de bambu não tratado é de 1-3 anos, quando em local aberto e em contato com o solo; e de 4-6 anos, em local com cobertura e sem contato com o solo (Janssen, J.J., 2000), no entanto, quando feito o correto manejo e tratamento indica-se que o bambu pode ter a durabilidade média de 5 a 20 anos.

Portanto, SIM, podemos cortar bambus, desde que não sejam bambus nativos em APP e (para bambu nativo ou exótico) nem sejam retirados de logradouros públicos (praças, parques, etc) e nem extraídas de propriedades particulares sem a permissão do proprietário (Art. 56 do Decreto 6.514/2008).

Corte a parte superior logo acima do próximo nó.
Meça cerca de 1 cm acima desse nó; em seguida, utilize uma faca ou uma tesoura de poda afiada para cortar a parte de cima do caule do bambu-da-sorte. Cortar o caule logo acima do nó estimulará o crescimento de novos ramos.

Os colmos ou talos do bambu estão ligados no subterrâneo por rizomas que crescem rapidamente e perto da superfície do solo. Ao cortar através dos rizomas, você pode separar e conter o bambu. O método mais fácil para fazer isso é cortando-os com a ponta de uma pá pesada.

A Portaria Ibama nº 149, de 30 de dezembro de 1992 estabelece a obrigatoriedade do registro no Ibama, aos estabelecimentos comerciais responsáveis pela comercialização de motosserra, bem como aqueles que, sob qualquer forma, adquirirem este equipamento.

O bambu é ligeiramente em colmo, raiz e folhas, pode ser encontrado na natureza na forma entouceirante ou alastrante.As fibras são retiradas do colmo que é constituído de nós e entrenós. Os nós possuem células e feixes mais curtos que a região dos entrenós.

Você deverá aquecer os talos de bambu se o tempo estiver muito frio para eles não racharem. Ponha fita adesiva no local onde você vai cortar. Ela pode impedir a madeira de lascar. Use um podador afiado para os talos com menos de 2,5 cm de espessura.

O bambu que está maduro, ele tem bastante fungo, ele é opaco, não é brilhante como o novo, ele tem um tom de verde bem seco. Esse é um bambu maduro", aponta.

Tratamento no bambu de touceira
Então, para caules de até 2,5 metros pode ser utilizado um tambor de 200 litros. Nele coloque 100 litros de água e 1 quilo de ácido bórico. Misture bem para dissolver e depois coloque os caules dentro do tambor. Essa mistura química atua para repelir a broca.

Tipos de bambu ornamental

  • Bambu mossô O bambu mossô (nome científico phyllostachys pubescens) é uma espécie chinesa que se adapta muito bem ao clima tropical. ...
  • Bambu da sorte. ...
  • Bambu barriga de buda. ...
  • Bambu multiplas folhas. ...
  • Bambu imperial. ...
  • Bambu preto. ...
  • Móveis de bambu.

Deve-se fazer um furo central no colmo para que ele seja preenchido com água, em seguida o mesmo deve ser enterrado de modo que o orifício fique descoberto, assim, sempre que necessário ele pode ser regado novamente, até que produza brotos e raízes.

A multa para quem descumprir a lei, é de 10 (dez) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP), totalizando R$ 290,90 por árvore.

De acordo com o texto sancionado, a supressão de árvores, em propriedades públicas ou privadas, fica sujeita à autorização, por escrito, do subprefeito da região da poda. O responsável ainda pode delegar ao engenheiro agrônomo – biólogo ou engenheiro florestal – a competência para autorizar e fiscalizar os cortes.

Posso cortar uma árvore dentro da minha propriedade? Caso o corte ou a poda acorra sem a devida autorização do órgão competente, o cidadão ou empresa estará sujeito a responder por crime ambiental, além da aplicação de multas e outros tipos de agravos.

Não resolve cortar essa pontinha seca pois ela voltará a ficar assim se o problema não for resolvido. Então borrife água nas folhas e dê preferência por deixar o bambu longe do ar-condicionado.