Como cortar a carne congelada?

Perguntado por: lmartins7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Faça um pouco de pressão e empurre contra a carne enquanto a faca estiver ligada para cortar. Caso a faca ainda tenha dificuldade em cortar a carne, faça movimento de vaivém, como faria com uma faca normal, para ajudá-lo no processo.

Como descongelar carne rápido

  1. Coloque a carne em um saco plástico hermético com zíper. Remova o ar e feche o saco;
  2. Adicione a carne em uma tigela e cubra-a por completo com água fria;
  3. Troque a água a cada meia hora até que a carne esteja descongelada.

Segundo o profissional, que comanda a casa BBQ Company, localizada no Jardins, em São Paulo, tanto a carne congelada quanto a resfriada são boas opções para seu churrasco, tudo depende do seu objetivo, da qualidade da peça escolhida e de alguns processos.

A faca do chef não pode faltar em um churrasco! Ela é, basicamente, “pau para toda obra” e é considerada a faca principal para o corte da carne. Os tamanhos maiores, que são os de 9 e 10 polegadas, são os mais indicados para o uso, pois podem ser usados para cortar peças grandes, como um contrafilé ou uma picanha.

As Facas de Serra também podem ser utilizadas para cortar assados. Isso mesmo! Essas facas não despedaçam o alimento por causa da serra, sendo uma excelente opção para cortar carnes assadas com crostas. Exatamente por terem a lâmina serrilhada, essas facas tem menos necessidade de afiação e oferecem longa vida útil.

É importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso de água quente para acelerar o processo de descongelamento, pois isso pode facilitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos, colocando sua saúde em risco.

Não se pode devolvê-la à geladeira, nem ao congelador. Além disso, não é bom deixar carne crua descongelada na geladeira por muito tempo antes de devolvê-la ao congelador, pois ela pode estragar.

O vinagre branco também é uma mão na roda para quem quer descongelar carne de modo rápido! Mergulhe a carne em uma mistura de água e vinagre branco e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Além de descongelar, o ingrediente contribui para a maciez da proteína!

Coloque o prato com a carne congelada na geladeira por, pelo menos, 24 horas. Para cortes grandes, é necessário 24 horas para descongelar cada 2,5 kg de carne. Após esse período, verifique a carne de tempos em tempos para ver se ela já descongelou.

Coloque a carne em um recipiente fundo
Para começar, você deve tirar a carne da embalagem plástica e transferi-la para um recipiente fundo (de vidro ou cerâmica, preferencialmente). Assim, é possível conservar a água e o sangue que soltam durante o aquecimento, sem correr o risco de sujar o micro-ondas.

O ideal é retirá-la com antecedência, já que ela deve ir ao forno em temperatura ambiente. Nesse sentido, tanto a carne congelada quanto a resfriada costumam ser boas opções para o consumo, e ambas podem ser macias e suculentas, a depender do preparo e da qualidade da peça escolhida.

Outra dica: não coloque coisas geladas para temperar a carne (como cerveja ou refrigerantes e vinhos), pois isso faz as fibras dela encolherem, deixando a carne mais dura.

Quanto tempo a carne pode ficar congelada? Em relação ao prazo de validade, carnes congeladas em pedaços têm prazo de validade de 8 meses, carne assada ou bifes crus têm prazo de validade de até 6 meses se congeladas, e carne moída in natura tem prazo de validade de até 3 meses.

Faca de Porcelana: Afiar Nunca Mais!
A faca de porcelana é um utensílio que dispensa a necessidade de afiação, já que nunca enferruja e não perde o corte.

O Zafirro Z2 foi desenvolvido pela companhia americana Zafirro, especializada em lâminas de barbear. O modelo apresenta a lâmina feita de safira branca pura, o que, segundo o fabricante, faz com que ela seja dez vezes mais afiada do que um bisturi médico.

Não cortar sobre superfícies duras como placas de vidro, bancadas de pedra (granito e mármore) ou aço inox, estas superfícies são muito duras e “dobram” o fio. A faca neste caso perde o poder de corte.

O ideal é que o corte seja sempre realizado no sentido contrário dos feixes de fibras musculares, pois irá facilitar a apreensão e mastigação da carne.

E para identificar essas fibras, é muito simples, basta observar a carne com atenção. As linhas que se veem na carne parecendo desenhos, são as fibras musculares. E após identificar o sentido das fibras (se elas são horizontais ou verticais) já é possível começar o corte.

A serra circular é uma das mais comuns e preferidas de muitos profissionais. É um equipamento versátil, que oferece alta portabilidade. O seu principal objetivo é cortar madeira e outros materiais macios. Esse tipo de serra vem com uma lâmina rotativa que é empurrada pela peça de trabalho para cortá-la.