Como cortar a banana para BLW?

Perguntado por: lcavalcante6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

BANANA: Descasque até a metade (verifique se a banana não é muito grande e ajuste o tamanho com uma faca se for preciso) e deixa a parte de baixo da casca para facilitar que a criança segure. MAÇÃ: Você pode cortar em rodelas finas, como se fossem batatas chips por exemplo, e, se achar melhor, remover a casca.

De acordo com o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a diferença nutricional pode acontecer porque, com o método BLW, a criança pode mais brincar com a comida do que comer, o que diminui o volume de alimentos ingeridos e, consequentemente, de ...

Comece a introdução alimentar com uma porção de fruta pela manhã. Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C.

Entre todas as dúvidas sobre a banana na introdução alimentar, essa é uma que se repete nas consultas pediátricas: qual banana posso oferecer para o bebê aos 6 meses? A resposta é simples e direta: qualquer uma! Da mesma forma que qualquer outra fruta, não há restrição quanto ao tipo.

Algumas frutas indicadas para o bebê de 6 meses são maçãs, bananas, pêra, abacate, mamão, etc. Todas são muito saborosas e nutritivas, permitindo que o bebê conheça diversos sabores diferentes numa alimentação saudável.

Caso a família opte pelo método BLW/BLISS, o ovo poderá ser oferecido cortado em 4 partes. Já a omelete deverá ser cortada em tiras, de modo que o bebê consiga pegá-lo e levar à boca. Aos 9 meses de idade a maioria das crianças desenvolve o movimento de pinça.

Se a fruta for muito grande, corte em rodelas pequenas; Mexerica: tire o caroço e ofereça os gominhos. Se o gomo estiver grande, pode cortar em pedacinhos menores; Cenoura: se estiver crua, rale bem, afinal, ela é mais durinha e o bebê não consegue mastigar.

Quando oferecer ovo cozido, por exemplo, corte-o em 4 partes também no sentido do comprimento. Se for omelete, cortar em tiras. As carnes também podem ser oferecidas em tiras e devem estar bem cozidas.

Entre as vantagens do método BLW, está em estimular a coordenação motora da criança. Quando o bebê pega com as mãos os alimentos e coloca na boca, isso permite a promoção do exercício e desenvoltura. Outro benefício que o método é capaz de proporcionar é promover uma melhor aceitação dos alimentos.

O que é Bliss? Bliss, Baby-Led Introduction to Solids (Introdução de Sólidos Guiada pelo Bebê), é uma variação do BLW, método que você encontrará mais para frente em sua leitura. A ideia proposta é deixar o bebê explorar os alimentos com as próprias mãos.

Utensílios para BLW: 5 itens para ajudar na IA

  1. Cadeira de alimentação fácil de limpar. O tipo da cadeira (ou cadeirão) a ser escolhido vai depender muito do espaço que você tem em casa. ...
  2. Prato ou jogo americano. ...
  3. Talheres. ...
  4. Babadores. ...
  5. Toalha de plástico.

Como iniciar a introdução alimentar pelo BLW
Para que o método BLW possa ser aplicado, é necessário que a criança já seja capaz de ficar sentada no cadeirão, com as costas e a cabeça bem sustentadas. Assim, poderá tocar os alimentos, agarrá-los e levá-los à boca.

Sim, pode.
O bebê pode comer mais de uma banana sem maiores problemas. Contudo, não é recomendado comer mais de duas unidades. Isso porque em excesso ela pode desacelerar o trânsito intestinal, causando prisão de ventre. Outro motivo para não exagerar no consumo de bananas é porque elas são ricas em potássio.

Você pode servir a maçã em pedaços ou amassar com um garfo depois de cozida. E, se desejar, polvilhar canela em pó ao servir.

Antigamente, era recomendado apenas dois tipos de banana: a prata e a nanica, pois eram consideradas de fácil absorção. Por falta de certezas sobre a introdução alimentar, a proibição de determinados alimentos era a regra. E isso valia também para os diferentes tipos de banana.

A receita do danoninho de inhame é do Clube das Mamães, e pode ser consumido por bebês a partir dos seis meses de vida. A dica é escolher o sabor de sua preferência: como o gosto do inhame é neutro, o que vai prevalecer é a fruta.

"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.

6 meses completos
Escolha um horário da manhã e comece a oferecer uma fruta amassadinha por dia (1 pêra pequena, 1 maçã pequena, 1 kiwi médio, 2 unidades de banana prata, 4 colheres de sopa de abacate são algumas sugestões).

Crianças de 6 meses até um ano podem comer em média de 250g á 350g (6 a 8 colheres de sopa) de papinha, cada criança tem um apetite diferente e uma necessidade calórica diferente.

Opte por cortes mais macios e suculentos. Entre um peito de frango e uma coxa, a segunda tende a ser melhor aceita. Entre um músculo e um bife de patinho, fique com o músculo. Essas carnes são sim mais gordurosas, mas isso não chega a ser um problema para o bebê.