Como cortar a babosa para passar no cabelo?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Para isso, corte-as com cuidado, com o corte da faca virado para fora (ou para longe de você) para não se machucar.

  1. A folha precisa estar seca antes de cortá-la para não escorregar da sua mão e você acabar se machucando.
  2. Corte a parte dura da folha o mais próximo possível dos espinhos para não perder muito gel.

O que você deve fazer é simplesmente colocar suas folhas de Babosa em uma pia ou papel toalha, e deixar elas inclinadas, para que a Aloína vá escorrendo para fora das folhas. Deixe escorrer por umas 2 a 3 horas. Daí é só lavar bem as folhas.

No tratamento de queimaduras, ferimentos, inflamações, queda de cabelo e espinhas, a babosa é utilizada em uso tópico. Sua polpa pode ser utilizada como vermífugo e digestivo em uso interno e sua resina - resultado de mucilagem, após secagem das folhas – pode ser utilizada como laxante.

Armazene o gel na geladeira por até dez dias.
Coloque os pedaços cortados em um pote com fechamento hermético e mantenha na geladeira. Consuma dentro desse período em bebidas, vitaminas, como cosmético ou em queimaduras.

Pode passar babosa no cabelo sujo? Sem problemas! Se você for usar a babosa para hidratar o cabelo, por exemplo, basta passar o gel puro ou em alguma misturinha nos fios sujos e secos, deixar agir no cabelo por cerca de 20 a 30 minutos e depois lavar a cabeça normalmente – com shampoo e condicionador.

A babosa é capaz de fortalecer a raiz e os fios dos cabelos - quando aplicada no couro cabeludo - dessa forma, consegue ajudar na prevenção da queda de cabelo. Além disso, a Aloe Vera estimula a produção de colágeno e é rica em sais minerais e água, que ajudam a fortalecer o fio, deixando-o menos frágil.

O resultado da babosa no cabelo são madeixas hidratadas, com fios fortalecidos e com crescimento acelerado, muito mais macios e com brilho radiante.

A babosa é sem dúvida uma das plantas mais usadas para a beleza dos cabelos, também conhecida como aloe vera, essa suculenta, pode ser cuidada facilmente em casa. Além disso, você pode passar ela pura nos fios ou potencializar seu efeito hidratante com óleos essenciais.

A babosa é rica em nutrientes e vitaminas (A, B1, B2, B3 E B6), o que faz com que suas madeixas fiquem mais saudáveis com o tratamento. Além disso, ela conta com enzimas que auxiliam na remoção de células mortas do couro cabeludo, ajudando a fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável.

A parte utilizada da babosa para o cabelo é o gel de dentro das duas folhas, devendo-se ter atenção para não usar a a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos.

Gel da planta pode ser ingerido após a retirada do líquido amarelo que sai das cascas. Conhecida também como Aloe Vera, a babosa é uma planta facilmente encontrada nos jardins e muito utilizada pela indústria de cosméticos como calmante e hidratante para a pele devido às propriedades cicatrizantes e antimicrobianas.

Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos.

Quantas vezes por semana posso passar babosa no cabelo? Se seus cabelos estão muito ressecados é recomendado aplicar a babosa duas vezes na semana; já para fazer a manutenção periódica apenas uma vez é suficiente. É importante pontuar que a babosa deixa os fios mais pesadinhos, por isso o uso diário é contraindicado.

Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças. Só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro.

Se mantida em temperatura ambiente, a folha da babosa estraga rapidamente (mesmo que em um local escuro e arejado). Portanto, para aumentar a vida útil da planta, o ideal é colocá-la na geladeira (por até cinco dias) dentro de um saquinho plástico.

Muitas pessoas têm dúvida se conservar a babosa na geladeira antes de passar na pele perde o efeito ou potencializa. De acordo com a dermatologista Luciana Garbelini, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a folha da babosa pode ser mantida na geladeira por algumas semanas ou em local escuro e seco.