Como corrigir o gerundismo?

Perguntado por: vflores . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Para evitar o gerundismo é fundamental que saibamos a forma correta de empregar o gerúndio nas frases. Simplificar a frase é sempre a melhor saída. Outra dica boa é a leitura de livros que podem ajudar bastante na formação correta das frases. Esse sim é um vício bom, o da leitura.

Observe alguns exemplos de gerundismo: A empresa vai estar convocando os funcionários para trabalhar aos domingos. A professora vai estar aplicando a avaliação na segunda-feira. A empresa vai estar depositando o salário dos funcionários a partir de amanhã.

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

O gerúndio não flexiona e pode desempenhar a função de advérbio. Isso acontece quando ele exprime modo.
...
Gerundismo

  1. Vou estar ligando para você no fim de semana.
  2. Vamos estar transferindo a ligação.
  3. Ele vai estar aplicando o manual de segurança.
  4. Vamos estar entrando em contato.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa.

Tanto faz! As duas formas estão corretas. Você pode estar.

Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Nesse caso, o verbo no início da frase é o sujeito! Assim, a forma adequada é com o sufixo ING. Então, lembre-se: quando o verbo for o sujeito da frase, ele estará no gerúndio em inglês, embora na tradução, ele seja falado no infinitivo: Practicing exercises is a great way to avoid health problems.

O "gerund" deve ser utilizado sempre que um verbo for antecedido por uma preposição. Isso também se aplica a algumas expressões que terminam com preposição, como "in spite of" e "there's no point in".

Gerúndio e gerundismo são elementos distintos que não devem ser confundidos. O primeiro faz referência à forma nominal, o segundo é considerado um vício de linguagem.

A principal característica do gerúndio é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. II. Assim como o gerundismo, considerado um vício de linguagem, o gerúndio também deve ser evitado.

Gerúndio. O gerúndio caracteriza-se pela terminação -ndo. Ele não se flexiona e pode exercer o papel de advérbio e de adjetivo.

Exemplos de frases com gerúndio

  • Já estou indo para casa.
  • Raquel, você está estudando?
  • Minha mãe anda correndo de um lado para o outro.
  • As horas foram passando e acabou não se fazendo nada.
  • Está chovendo duas semanas!

O infinitivo, por exemplo, pode ter função de substantivo; o gerúndio pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, enquanto o particípio pode valer por um adjetivo.

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.