Como corrigir o desvio do septo nasal?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A única forma de correção é por meio da septoplastia, ou seja, a cirurgia de desvio de septo. Entretanto, para submeter-se a uma cirurgia de desvio de septo o paciente precisa ser examinado por um otorrinolaringologista para que seja identificado o grau do desvio e se a intervenção cirúrgica é realmente necessária.

Em agosto de 2023, o valor da cirurgia de desvio de septo em Belo Horizonte varia entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, dependendo de fatores como o tipo de procedimento e se inclui aspectos estéticos.

A lavagem nasal pode aliviar o congestionamento e promover a drenagem adequada dos seios nasais, beneficiando pessoas com desvio de septo. No entanto, é importante consultar um otorrinolaringologista antes de iniciar o autotratamento, especialmente em casos de sintomas graves ou persistentes.

Em casos graves, o desvio de septo pode levar a complicações mais sérias, como perda de olfato ou infecções crônicas dos seios nasais.

Em determinados casos, o desvio de septo pode causar problemas como: obstrução que consequentemente causa dificuldade para respirar; aumento da frequência de sangramento nasal; favorecimento de sinusite recorrente; dores e incômodos; ronco e até mesmo apneia do sono.

Se o desvio do septo bloqueia uma ou ambas as narinas de forma que seja difícil ou impossível respirar pelo nariz, você deve considerar a cirurgia. Esse nariz entupido pode criar um terreno fértil para o crescimento de bactérias. Isso causa inflamação e infecção dolorosas, o que pode impedir que você melhore.

O desvio de septo pode torná-lo mais suscetível à congestão, pois cria passagens de ar desiguais pelo nariz. Em alguns casos, um desvio de septo pode levar a outras complicações. Isso inclui apneia do sono, ronco, congestão nasal, dificuldade para respirar, sinusites ou sangramento nasal.

Importante saber também se você não sofre de problemas anatômicos (como desvio de septo nasal ou tem amídalas e adenoides aumentadas) ou de rinite alérgica, que costuma deixar o nariz entupido e nos faz respirar – de forma errada – pela boca. Na hora de dormir, prefira a posição de lado ou de bruços.

O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a cirurgia de desvio de septo.

A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Uma tala de silicone é deixada no nariz por uma semana, quando então é retirada no consultório. Não se faz necessário o uso de tamponamento nasal, porém, excepcionalmente pode ser necessário.

Só podem fazer rinoplastia pelo SUS brasileiros que tenham em mãos o Cartão Nacional de Saúde e a necessidade comprovada para a cirurgia. Um médico do SUS precisa aprovar o procedimento e fornecer uma carta de encaminhamento. Porém, esse processo pode demorar alguns meses ou até mesmo anos.

Tomografia computadorizada dos seios da face
Este exame permite avaliar as estruturas do rosto, ossos e fossas nasais. Com ele, é possível diagnosticar o desvio de septo, além de outras doenças, como sinusite.

Início > Blog > Cirurgia de desvio de septo: é preciso entubar? Sem dúvida, a resposta é sim, é preciso entubar durante uma cirurgia de desvio de septo com anestesia geral.

O passo mais importante é a rinoscopia, onde é utilizado um espéculo nasal para visualizar diretamente o interior das narinas. Assim é possível verificar se o septo está realmente torto ou deslocado para um dos lados.

A sensação de dificuldade em respirar pelo nariz, em repouso ou durante a atividade física é a principal consequência do desvio do septo.

Pode ocorrer de voltar o desvio em casos de traumas/acidentes ou até mesmo após infecções do septo do nariz.

A dor se concentra principalmente na região nasal, ao redor dos olhos e na região frontal, sendo confundida facilmente com a sinusite.

Embora a sinusite crônica possa ser causada por uma infecção, é mais provável que seja causada por um problema estrutural no nariz. Lesão no nariz, pólipos nasais e desvio de septo são alguns exemplos de problemas estruturais que podem contribuir para um caso crônico de sinusite.

O desvio de septo nasal e a rinite são duas condições nasais comuns. Estudos mostram que o desvio de septo pode aumentar a probabilidade de desenvolver rinite e piorar seus sintomas. Porém, nem todos os pacientes com desvio de septo desenvolvem rinite e nem todos os pacientes com rinite têm desvio de septo.