Como corrigir erros de funcionários?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Foco na solução e não apenas em erros no trabalho

  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.

Absenteísmo

  1. Estabeleça uma política de faltas e atrasos. Deixe claro para os funcionários as condições em que as faltas serão abonadas, como compensar as horas perdidas e as penalidades sofridas em caso do não cumprimento das regras.
  2. Invista na comunicação interna. ...
  3. Monitore a presença dos funcionários.

A atual legislação afere de forma “injusta” e mantém a responsabilidade ao empregador na sua forma objetiva, devido à existência da criticada culpa in elegendo que trata da responsabilização devido à contratação, e a culpa in vigilando, pois o empregador tem a obrigação de vigiar seus empregados, o que fazem deles ...

A mudança de atitude no trabalho começa agora com esses 6 passos!

  1. 1 – Faça uma autoavaliação sincera. ...
  2. 2 – Elimine as distrações. ...
  3. 3 – Entenda o contexto e mentalize positivamente. ...
  4. 4 – Defina objetivos e metas realísticos para si mesmo. ...
  5. 5 – Busque, escute e aplique os feedbacks recebidos. ...
  6. 6 – Busque referências internamente.

Boa leitura!

  1. Estimule a mudança de comportamento com benefícios corporativos voltados à qualidade de vida. ...
  2. Promova uma cultura de valorização do colaborador. ...
  3. Ofereça cursos de inteligência emocional. ...
  4. Humanize as relações no trabalho.

Entenda como chamar a atenção de um funcionário

  1. Considere os motivos que levaram à chamada de atenção. ...
  2. Converse de maneira individual. ...
  3. Mantenha o profissionalismo. ...
  4. Seja claro e direto. ...
  5. Tenha empatia. ...
  6. Ofereça sugestões para resolver o problema. ...
  7. Dê espaço para réplicas e explicações. ...
  8. Saiba driblar situações desconfortáveis.

Segundo o artigo 473 da CLT, não existem limites para atestados médicos, sejam eles apresentados mensalmente ou anualmente. Porém, é interessante destacar que a empresa só deve custear a quantia de 15 dias de afastamento, assim, depois do 16º dia, os demais pagamentos são de responsabilidade da Previdência Social.

Ocorre falta grave quando o empregador exigir que o empregado realize atividades fora das previstas e pactuadas em contrato de trabalho, ou seja, atividades não inerentes à sua função.

A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.

O dano causado pelo empregado por culpa (negligência, imprudência ou imperícia) autoriza o empregador a efetuar desconto salarial se estiver previsto no contrato de trabalho (§ 1º do artigo 462 da CLT).

A resposta é sim! O empregador poderá descontar do salário do empregado esse prejuízo.

De acordo com o dispositivo legal, o desconto será lícito em duas situações. A primeira delas é a possibilidade de reparação do dano pelo empregado estar prevista em acordo, convenção coletiva ou contrato de trabalho. Se não houver previsão, não pode haver desconto.

Exemplos bons de frases para demitir um funcionário
Veja alguns exemplos: “Há alguns meses venho te notificando que seus resultados estão muito abaixo das nossas metas. Veja que, nos últimos meses, seus resultados foram X, Y e Z, sendo que nossas metas eram A, B, C.

  1. Planeje a reunião para uma demissão mais tranquila. ...
  2. Faça isso você mesmo e pessoalmente. ...
  3. Envie um comunicado por escrito. ...
  4. Leve testemunhas para a ação. ...
  5. Escolha o dia e horário certos. ...
  6. Seja claro, rápido e objetivo. ...
  7. Mantenha a cordialidade. ...
  8. Evite pedir desculpas.

Uma demissão na sexta-feira pode abalar o clima organizacional, especialmente se a notícia se espalhar rapidamente entre os colegas de trabalho. Isso pode gerar desconforto, insegurança e baixa motivação nos demais colaboradores, afetando o desempenho e a produtividade da equipe como um todo.

Uma boa comunicação pode ser construída com algumas dicas de comportamento:

  1. ouça o que as pessoas têm para falar;
  2. tente sempre ser flexível;
  3. evite ambiguidades, usando uma linguagem clara e direta;
  4. argumente demonstrando empatia — tente se colocar no lugar do outro;
  5. indique soluções e acordos para o conflito.