Como corrigir erro do programa do Imposto de Renda?

Perguntado por: eibrahim5 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O primeiro passo para realizar a retificação é acessar o Programa Gerador da Declaração na página da Receita Meu Imposto de Renda e localizar o menu de opções, que está localizado no topo da tela. Em seguida, selecione Declaração Transmitida e procure pela opção de Retificar.

Atualizar Dados do Imposto de Renda

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite ”atualizar dados do imposto”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Munido de código e senha, acesse o e-CAC.
Em seguida, clique no menu “Declarações e Demonstrativos”. Depois entre em “Meu Imposto de Renda” e por fim clique em “Pendências da Malha”. Nessa seção, você poderá descobrir se tem alguma pendência e, se tiver, qual é essa pendência.

A Receita Federal não cobra por retificação, que pode ser realizada quantas vezes forem necessárias. Envio de retificação pode ser feito em até cinco anos.

Correção dos dados pode ser feita até cinco vezes após o prazo de entrega. O contribuinte que entregou a declaração de Imposto de Renda 2023 e notou que cometeu algum erro ou enviou alguma informação incompleta poderá fazer a retificação sem precisar pagar multas.

Não há limite de entrega de retificadoras, no entanto, acima de dez retificadoras, o contribuinte deve entregar o documento diretamente no atendimento presencial da Receita em sua cidade, pois pode estar com alguma dúvida e precisará ser orientado por funcionários do fisco.

Como instalar o programa do Imposto de Renda
Para instalar o programa “multiplataforma” ou os programas de anos anteriores, o contribuinte deve manter a versão do Java Virtual Machine (JVM) atualizada no seu computador. Adicione permissão de execução, por meio do comando “chmod +x nome_do_arquivo.

Como baixar o programa para declarar o IR? O programa do Imposto de Renda deve ser baixado no site da Receita: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf. Vale destacar que desde 2020, o Java já vem "embutido", ou seja, não é necessário instalar ou atualizá-lo em separado.

Quem não possui o programa do IR de 2022, pode recuperar a declaração antiga pelo portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Nele, o contribuinte deve clicar em “Processos Digitais” e depois em “Abrir Dossiê Digital de Atendimento”.

A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais.

O prazo para a entrega do imposto de renda (IR) de 2023 chega ao fim nesta quarta-feira (31), e quem não acertar as contas com o leão ficará sujeito à multa, de, pelo menos, R$ 165,74. A multa corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto devido.

Como pagar menos Imposto de Renda?

  1. Informar gastos com saúde. Apresentar gastos com saúde pode ajudar a abater o imposto a ser pago à Receita. ...
  2. Declarar despesas com educação. ...
  3. Incluir rendas tributáveis de dependentes. ...
  4. Adicionar gastos de imóveis vendidos. ...
  5. Informar plano de previdência privada.

Não há multa para retificar e ela pode ser feita diversas vezes, com prazo de cinco anos para entregar a correta”, afirma o especialista. Segundo dados da Receita Federal, faltando um dia para o prazo final, cerca de 4 milhões de contribuintes ainda precisam enviar a declaração.

O contribuinte pode retificar a sua declaração quantas vezes quiser, desde que o processo de fiscalização não tenha sido iniciado. Um detalhe importante é que, até o dia 31 de maio, você pode alterar diretamente a sua declaração de imposto de renda, sem a retificação.

A retificação após o prazo não gera multa, mas se o contribuinte cair na malha fina, além de retificar ou apresentar documentos que comprovem as informações prestadas, poderá pagar multa.

Confira abaixo o calendário da restituição do IR 2023:
1º lote: Consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio. 2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho. 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho. 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração.

Deve ser feito por um PER/DCOMP - Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação - do valor pago a mais ou do total (em casos de pagamento indevido). Isso é feito por meio do portal e-CAC, no site da Receita, na opção “Restituição e Compensação”, "Acessar PER/DCOMP WEB".

A palavra 'retificar' é usada no sentido de “corrigir alguma coisa”, e a palavra 'ratificar' é usada no sentido de “confirmar alguma coisa”. À primeira vista, é difícil percebermos as diferenças entre os verbos 'Retificar' e 'Ratificar', já que a única coisa que muda na grafia dessas palavras são as vogais 'e' e 'a'.

Caso o contribuinte caia na malha fina, ele pode ter atrasos no recebimento da restituição e corre o risco de receber uma multa do Fisco. Segundo a Receita, mais de 1,3 milhão de contribuintes tiveram a declaração retida.