Como corrigir dados divergentes na Receita Federal?

Perguntado por: egil . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A regularização das informações cadastrais é feita gratuitamente, de forma presencial, nos postos de atendimento da Receita Federal, ou através do site da instituição, clicando em “Meu CPF”, acessar o serviço “atualizar CPF” e expandir o item “etapas para realização do serviço''.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Para resolver, atualize as suas informações pessoais no CPF. A situação "Pendente de Regularização" significa que você deixou de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) nos últimos cinco anos. Para regularizar o CPF neste caso, basta entregar as declarações que estiverem faltando.

Esta mensagem é apresentada quando seus dados cadastrais estão diferentes nas bases de dados do Governo Federal. Para mais informações e orientações compareça à um Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho, visto que essa divergência pode causar transtornos futuros.

Acesse a área “Meu CPF”, que também aparece já na tela inicial do site oficial da Receita Federal. Na tela que abrir, você verá alguns serviços em destaque. Escolha o serviço “Atualizar CPF”. Depois disso, vão aparecer informações básicas sobre o que deve ser feito para realizar esse processo.

A partir de hoje (11/4), o serviço de atendimento telefônico da Receita Federal do Brasil passa a ser o 146. O contribuinte poderá efetuar consultas gratuitamente, se a chamada partir de um aparelho fixo. Se a ligação for realizada de um telefone celular, será cobrada tarifa de ligação local.

A solicitação de atualização pode ser feita online ou presencialmente em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Na internet, o passo a passo é simples: 1. Acesse o site de Regularização de CPF.

A Receita Federal disponibiliza uma ferramenta que permite a regularização cadastral para quem tem a situação cadastral como "Suspensa". O contribuinte deve possuir título de eleitor. Caso não possua o título de eleitor, o cidadão deverá comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou dos Correios.

Para isso, o usuário deve acessar o site da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/) e preencher um formulário eletrônico simples.

As situações de restrição na Receita Federal são: CPF cancelado, suspenso, pendente ou nulo. Essas questões podem ocorrer por diversos motivos, como não justificar ausência do voto nas eleições, CPF duplicado, falecimento, falta de declaração de Imposto de Renda, entre outras razões.

É preciso solicitar a correção junto à Receita Federal, que fará a alteração em todos os documentos que possuem seu CPF vinculado.

O número do cadastro sai na hora e o valor da taxa é de R$ 7,00. Para brasileiros com idade entre 18 e 69 anos, é necessário apresentar o título de eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. O mais comum é que as inconsistências apareçam no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral.

Divergência de dados é um estado em que os discos de cada site contêm atualizações de dados que não foram espelhadas para o outro site. A cópia dos dados de cada site reflete as gravações de volumes lógicos que estão ausentes da cópia dos dados do outro site.

Dados divergentes são informações erradas em relação a um determinado padrão, algo que não corresponde ao conteúdo informacional estabelecido anteriormente.

Como corrigir nome da mãe na Receita Federal?

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Clique em “CPF” e em seguida em “Alterar Cadastro CPF”;
  3. Ao acessar a página, desça a tela até a seção “Onde solicitar a alteração” e clique no link;

Para regularizar o CPF pelo computador: Acesse o site https://servicos. receita. fazenda.gov.br/Servicos/ CPF /regularizar/Default. asp; Preencha os dados solicitados para atualizar as informações cadastrais na Receita Federal.

Portanto, ao encaminhar mensagens exclusivamente sobre questões relativas à alteração e regularização do cadastro CPF, o contribuinte deverá observar o primeiro dígito do CPF e assim verificar o número do WhatsApp a ser utilizado. Para CPF iniciado em 0 e 2 o número para contato é o (79) 2105-3197.

A unidade encontra-se fechada. Atendimento apenas virtual e por telefone. Protocolo de Dossiês/Processos através do e-mail corporativo: cac.sp.alfgru@rfb.gov.br. Telefone para dúvidas e informações: (11) 2445-5087 (de segunda a sexta de 9h às 17h).