Como corrigir a pega incorreta?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Encoste suavemente o mamilo no lábio superior para que ele abra bem a boca. Quanto mais aberta estiver a boca, mais fácil será conseguir uma boa pega. Assim que a boca estiver bem aberta e a língua sobre a gengiva inferior, traga o bebê para o peito, apontando o mamilo para o céu da boca.

estimular o mamilo entre o polegar e o indicador para o encorajar a sobressair. apertar a mama mesmo atrás da aréola, com os dedos em forma de "V" ou "C," para puxar o mamilo para fora. tocar brevemente no mamilo com uma compressa fria ou um cubo de gelo, para ficar ereto.

Além de ser frustrante e angustiante para o bebê, a pega incorreta pode causar dor nos mamilos. Isso também pode significar que o bebê não consegue drenar bem a mama, o que leva a baixo ganho de peso, reduz a produção de leite e aumenta o risco de obstrução dos ductos mamários e mastite.

“Os calos de amamentação são pequenas bolhas localizadas no lábio superior do bebê, decorrentes do atrito destes com o complexo areolomamilar”, explica Cinthia Calsinski, enfermeira obstetra e consultora de amamentação. “Devido à fricção contínua, ocorre maior produção de queratina no local”.

O problema da Assimetria das Mamas tem solução e poderá ser resolvido através de várias técnicas que a medicina estética hoje dispõe, tais como implantes de prótese de silicone, mamoplastia redutora (redução de mamas), lipoenxertia, Lifting das mamas, lipoaspiração, dentre outras.

Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles é o tipo de produção que cada seio possui. Nenhum corpo é igual ao outro e cada mulher tem uma produção de leite materno diferente e isso não significa ser melhor ou pior de nenhuma forma.

Em alguns casos isso não acontece; em outros, ocorre apenas enquanto o bebê mama em um seio e o outro fica pingando leite. Esse vazamento está relacionado com o acúmulo de leite materno nas mamas. Por isso, a melhor solução para o problema é amamentar seu bebê sempre que ele pedir, em posições diferentes.

Os alimentos ricos em proteína que ajudam a aumentar a produção de leite materno são as carnes vermelhas, carnes brancas e peixes, queijos, ovos, leite, iogurte, leguminosas, tofu e quinoa.

A amamentação deve ser prazerosa tanto para a mãe como para o bebê. O bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres. A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca.

Como identificar a confusão de bicos?

  1. Recusa do seio materno. ...
  2. Dificuldades em manter a pega. ...
  3. O bebê chora para mamar. ...
  4. 1- Pare de usar os bicos artificiais. ...
  5. 2- Organize a rotina familiar e a rotina do seu bebê. ...
  6. 3- Tente alimentar o bebê de outra forma que não seja na mamadeira.

Um dos mais comuns é passar levemente a chupeta na boca do rebento quando ele estiver calmo e quase pegando no sono, visto que estará mais receptivo nesse momento. Outra maneira é colocar um pouco de leite materno no bico da chupeta, porque o bebê já está familiarizado com o cheiro e o gosto.

Vale lembrar que a prática de uma mulher amamentar o filho da outra é contraindicada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois oferece risco de transmissão de doenças infectocontagiosas, como o HIV/AIDS, sobretudo para as crianças.

A recomendação é de que o bebê mame primeiro em um peito e só depois desse peito esvaziar mame no outro. Mas não se preocupe com o tempo. Algumas crianças demoram 20 minutos para esvaziar uma mama, outras demoram 40 minutos.

Outra dica é puxar o queixo do bebê levemente para baixo no momento em que ele for fazer a pega. Certifique-se de que o bebê está com a “boca de peixinho”, ou seja, quando o lábio inferior dobra levemente.