Como corpo humano ganha água?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Além da ingestão, essa substância também pode ser retirada de todos os alimentos, que se diferenciam apenas pela quantidade de água disponível em cada um. Vale destacar que a quantidade de água a ser ingerida por uma pessoa está relacionada também com as atividades que ela realiza e com o seu estado de saúde.

O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos).

O líquido claro e filtrado penetra no espaço de Bowman e passa para o túbulo proveniente da cápsula de Bowman. Em adultos saudáveis, cerca de 180 litros (47 galões) de líquido são filtrados pelos túbulos do rim todos os dias. Quase todo esse líquido (e os eletrólitos nele contidos) é reabsorvido pelo rim.

Desmistificando o mito sobre beber água durante as refeições
O primeiro ponto para desmistificar essa afirmação é mostrando o conhecimento de que a água é absorvida muito rapidamente no estômago, levando cerca de 20 minutos.

O corpo elimina água por meio das fezes, urina, suor e até mesmo na respiração. Esse tipo de desidratação é comum em crianças e idosos, mas também pode ocorrer em praticantes de atividade física que não aumentam a ingestão de água para repor o que é eliminado durante o exercício.

A pesquisa aponta que a ingestão recomendada de água de oito copos, cerca de dois litros, por dia raramente corresponde às necessidades reais e, muitas vezes, pode ser alta. Segundo a pesquisa, a quantidade necessária para ser bebida varia entre 1,3 a 1,8 litros por dia, a depender da idade, clima e onde a pessoa vive.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde.

Abacaxi, laranja, mamão, melancia e melão, por exemplo, estão na lista das frutas campeãs da hidratação – elas possuem mais de 70% de água em sua composição.

Fonte de vida, diversos são os benefícios da água, como ajudar a regularizar quase todas as funções do nosso organismo. Ela interfere na digestão, absorção e transporte de nutrientes, filtra as toxinas, facilita o processo de excreção do corpo, auxilia no emagrecimento, combate acnes, celulites e estrias.

Pessoas desidratadas apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração; A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Dependendo da necessidade do organismo, os rins podem excretar entre meio litro a mais de dez litros de urina por dia. Além disso, pouco menos de um litro de água por dia é perdido por meio da evaporação da água pela pele e pelos pulmões.

Beber muita água, café ou bebidas alcoólicas
Especialmente quando falamos da água! Portanto, quando há uma hiper hidratação, geralmente o volume e a frequência da urina aumentam. Inclusive, isso também pode acontecer depois da ingestão de alimentos ricos em água, como laranja, melão ou melancia.

Depois de passar pelo sistema digestivo, a água é levada até o sangue. Com a ajuda do coração, ela é transportada para todas as células do corpo, promovendo hidratação. Por fim, o excesso de água no organismo vai parar nos rins, que filtram o sangue e controlam a água que não pode mais ser aproveitada.

O líquido dilui os sucos gástricos e enzimas responsáveis pela digestão correta dos alimentos. Portanto, sintomas como indigestão, distensão abdominal e queimação podem ocorrer quando optamos por beber durante as refeições”, afirma Ariane Gabriel, nutricionista da Santa Casa de São José dos Campos (SP).

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.

Por tudo isso, a gente se ressente imediatamente da falta dela no organismo. Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem beber líquidos pode matar. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia.

As quatidades de água dentro do corpo humano variam. Os órgãos com mais água são os pulmões e o fígado, seguidos pelos rins, sangue e posteriormente o cérebro, os músculos e o coração.

Intestino preguiçoso
Se você sente dor e dificuldade para evacuar, o problema pode estar na ingestão insuficiente de água no dia. Se o nosso corpo não tem líquidos suficientes, ele acaba absorvendo muita água do bolo fecal no intestino, deixando as fezes ressecadas.