Como copiar HD com Bad Block?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Clone setor por setor da EaseUS permite clonar hd com bad blocks

  1. Inicie o software de clonagem de disco EaseUS e clique em Clonar. E, em seguida, selecione o disco rígido de origem que você deseja clonar.
  2. Selecione o disco de destino.
  3. Dicas:
  4. Visualize o layout do disco após a clonagem.

Já o bad block de software indica que algum programa deve ter causado defeito no HD, e muitas vezes esses defeitos podem ser facilmente corrigidos. Esse tipo de erro pode ser provocado por diversas situações, como desligamento incorreto do sistema, ou até softwares maliciosos, como vírus.

Os bad blocks são defeitos físicos que podem aparecer ao longo da utilização do seu HD. Eles podem ser causados, por exemplo, pelo uso incorreto do dispositivo ou devido à má refrigeração. Existem dois tipos de bad blocks, os físicos e os de software.

Se seu HD apresentar algum setor amarelo ou vermelho, vá para a aba Error Scan e então pressione Start. O programa irá executar um scan completo do seu HD, para identificar setores defeituosos. Os pontos em vermelhos são os bad blocks encontrados.

Existem ferramentas que podem ajudar a recuperar os bad sectors do HD. O próprio Prompt de Comando do Windows, por meio do comando CHKDSK, pode ser usado para tentar recuperar os dados de setores defeituosos. Mas geralmente utilizam-se softwares especializados em data recovery para fazer isso.

Sim! Em muitos casos, é possível recuperar um HD corrompido, especialmente se você procurar profissionais especializados para isso. Se você tentar abrir o HD em casa ou rodar programas não-confiáveis, pode inviabilizar as chances de recuperação.

5 Melhores programas para clonar HD para SSD grátis: Os Mais...

  • EaseUS Todo Backup Free. Este é um dos programas para clonar HD de SSD, que permite o backup e clonagem de disco fácil de usar e totalmente gratuito. ...
  • MiniTool Partition Wizard Free Edition. ...
  • AOMEI Backupper Standard. ...
  • CloneZilla. ...
  • Macrium Reflect Free.

A uma velocidade de 100 Mb/s, por exemplo, demora (em média) 90 minutos para clonar um HD com 500GB de dados. Mas, uma clonagem do mesmo volume de dados, com a metade da velocidade de transferência pode demorar até o dobro do tempo, chegando a 3 horas!

Digite cmd e em seguida aperte Enter, para abrir o prompt de comando. Selecione Executar como administrador e inicie sessão como Administrador. Digite o comando: chkdsk C: /f /r /x no prompt de comando e aperte Enter. Espere o fim da execução e reinicie o computador.

Execute o CHKDSK no prompt de comando

  1. Digite cmd (Prompt de comando) na barra de pesquisa do menu Iniciar e depois clique em Executar como administrador.
  2. Digite chkdsk e tecle Enter. O CHKDSK procurará erros de unidade e informará se encontrou algum que você deve reparar, mas não tentará corrigi-los sem um comando.

Quando um arquivo no seu SSD não abrir ou exibir uma mensagem de erro, considere um sinal de aviso, geralmente causado pelos Bad Blocks.

O gerenciamento de dispositivos de armazenamento modernos é abordado por meio de um esquema chamado de endereçamento de blocos lógicos (LBA). É a disposição dos setores de lógica que constituem a mídia.

O que o chkdsk /r faz? Chkdsk /r localiza e tenta corrigir partes corrompidas do HD. Ele executa chkdsk /f automaticamente como parte do processo para corrigir erros lógicos no disco também. Isso significa que você não precisa executar o comando chkdsk /f /r.

Para reparar erros sem examinar o disco em busca de setores defeituosos, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /fe, em seguida, pressione < Enter >. Para reparar erros, setores defeituosos e informações legíveis, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /re, em seguida, pressione < Enter >.

CrystalDiskInfo

CrystalDiskInfo é uma excelente ferramenta para monitorar HDs e unidades SSD para saber, com uma simples olhada, o estado de saúde de uma das partes mais importantes de seu PC.

Eles aparecem quando acontece algum dano ao dispositivo que prejudica uma área do disco. Essa área, então, pode deixar o computador lento, travar o seu carregamento e tornar os dados inacessíveis pelo utilizador. O termo “bad block” significa “bloco ruim”, ou seja, uma área danificada no disco.

Bloqueio de setores: O MHDD também pode bloquear o acesso a setores defeituosos, tornando-os inacessíveis para o sistema operacional. Dessa forma, o sistema operacional não os utiliza e evita a perda de dados.

O orçamento se dá, principalmente, devido à complexidade do serviço. Contudo, para oferecer um parâmetro, os serviços de recuperação de HD costumam ficar a partir de R$600,00.

Continuar lendo Como usar herpes Block?