Como conviver com homem que bebê?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Procurar apoio psicológico ao seu marido que bebe todos os dias e para você é fundamental para que possa lidar melhor com a situação. Em função de você, para, talvez, haver reflexo nele. Às vezes o sujeito não consegue parar de usar o álcool, mas talvez possa fazer uso menos danoso.

O fundamental é fazer uma aproximação afetuosa e amiga, com respeito pela pessoa, sem acusá-la ou culpá-la por seu comportamento relacionado ao uso do álcool. Uma abordagem acusatória leva a pessoa a reforçar suas defesas e negar que esteja enfrentando problemas.

Procure entender a dificuldade pela qual a pessoa está passando sem deixar que ela tome conta da sua vida a ponto de isso afetar o seu bem-estar. Seja compreensivo, pesquise sobre as condições de um alcoólatra e as formas de ajudar, mas não se deixe levar por comportamentos manipuladores.

Um comportamento muito comum é o aumento da frequência em que consome a bebida e com doses maiores. O viciado passa a ter oscilações de humor mais frequentemente, irritação e agressividade, assim como isolamento social podem fazer parte desse perfil.

Um estudo publicado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine deu base para a verdade universal que é só a bebida entrar, que a verdade sai. A pesquisa provou que que o álcool não muda os pensamentos de uma pessoa, mas sim a torna mais despreocupada com o que está falando.

Procurar apoio psicológico ao seu marido que bebe todos os dias e para você é fundamental para que possa lidar melhor com a situação. Em função de você, para, talvez, haver reflexo nele. Às vezes o sujeito não consegue parar de usar o álcool, mas talvez possa fazer uso menos danoso.

Estudo diz que mudança de comportamento ao beber é mito
A personalidade praticamente não muda, o que acontece é uma perda de inibições e aumento de extroversão, de acordo com psicólogos. Ou seja: o que você demonstra, já está em você, mas é normalmente reprimido.

Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo. Acontece quando o espírito se satisfaz por meio das emanações do encarnado, assim como um animal vampiro que se alimenta do sangue.

O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento. E é por isso que depois da farra você pode até se esforçar, mas muitas vezes não se lembra da noite anterior.

Pressão alta e doenças cardíacas: o consumo excessivo de álcool prejudica o controle da pressão arterial, podendo levar à hipertensão e, consequentemente, ao risco de problemas cardíacos. Cirrose: é o resultado de constantes lesões e inflamações no fígado, causadas pela bebida, prejudicando as funções deste órgão.

O termo alcoólatra é usado até hoje para caracterizar alguém que bebe demais, que não tem controle do hábito e que está viciado em bebidas alcoólicas no geral.

Tratamento para marido alcoólatra
Procurar uma clínica de reabilitação pode parecer algo muito radical, mas na maioria das vezes é o caminho mais indicado, pois nesses locais há profissionais especializados no tratamento de pessoas com dependência de álcool, além de um ambiente propício para a reabilitação.

Mas afinal, qual a expectativa de vida de um alcoólatra? Bem, segundo estudos, um alcoólatra pode viver 20 anos a menos do que a população que não apresenta dependência química nessa substância. Além disso, a qualidade de vida durante os anos vividos também tende a diminuir.

Converse com a pessoa.
Explique que o comportamento dela está afetando outras pessoas e que é hora de parar com o vício em consideração à família e para o bem dela mesma. Explique os problemas que estão sendo causados pela bebida. Escolha um momento em que a pessoa ainda não tenha bebido.

A ajuda que você pode oferecer ao seu esposo é apresentar-lhe alternativas para tratamento com profissionais especializados. Médicos, psicólogos, terapia de grupo, são algumas dessas alternativas. Procure um acompanhamento psicológico, isso vai lhe dar suporte e lhe fortalecer para poder ajudá-lo. Seu caso é delicado.