Como conviver com a diversidade?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

Convivendo com a diversidade

  1. lembre-se sempre que todos têm diferenças e não deveríamos estabelecer quem é melhor;
  2. entenda que você tem o direito de ter opinião e discordar, desde que com respeito;
  3. compare-se sempre consigo mesmo, não com os outros;
  4. acima de tudo, seja exemplo.

Uma outra forma de se valorizar as diferentes culturas é levantar uma pesquisa dos jogos de cada uma delas. Existem jogos advindos da África, Irlanda, Japão, China, Índia e várias outras localidades.

Sair da nossa bolha, escutar a realidade do outro, conhecer pontos de vista diversos, ter contato com contextos sociais diferentes são passos importantes para a construção de uma sociedade que enfrenta seus preconceitos, acolhe a pluralidade e respeita a diversidade.

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças.

  1. Aceite-as. O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado.
  2. Aprenda a ouvir. ...
  3. Resolva seus problemas com diálogo. ...
  4. Seja educado. ...
  5. Trate as pessoas como quer ser tratado.

O que é diversidade? De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.

Veja a seguir algumas sugestões de como conversar sobre diversidade e inclusão com seu filho ou filha.

  1. Responda de forma aberta e honesta. ...
  2. Apresente o tema de forma lúdica. ...
  3. Considere vários cenários. ...
  4. Incentive a empatia e autoestima.

O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.

Respeitar a diversidade humana é saber compreender que há pessoas que tem pensamentos, costumes, crenças e culturas diferentes da sua, no entanto, todos eles merecem ser respeitados e cuidados.

Quem ganha com a diversidade não são apenas as pessoas hoje submetidas ao preconceito e à exclusão. Não existe um sem o nós. Essa atenção a diferentes padrões nos torna profundamente melhores. Somos diferentes, mas queremos as mesmas oportunidades de escolha para fazer o que quisermos e sermos felizes nessa vida.

Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Ensinar a importância do respeito à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. É importante deixar claro desde os primeiros anos escolares que todos são diferentes.

Como trabalhar a diversidade na escola?

  1. Diversidade é a regra, não a exceção.
  2. Como a escola pode promover a diversidade?
  3. Adapte o Projeto Político-Pedagógico.
  4. Crie um ambiente de convívio acolhedor.
  5. Explique termos e conceitos.
  6. Promova rodas de conversa em sala de aula.
  7. Continue aprendendo.

Respeito mútuo: respeite a outra pessoa, suas ideias, tradições, cultura, costumes e crenças. Vocês são duas personalidades diferentes, com origens diferentes e a ligação em comum são os laços do amor. Compreensão: em vez de impor o que você quer, entenda os limites da pessoa e seu ponto de vista.

Conviver com as diferenças é um exercício a ser praticado diariamente e que exige habilidades como paciência, flexibilidade, humildade e, acima de tudo, respeito. Conflitos e desafetos existem em todos os lugares porém não devem prejudicar o relacionamento profissional dos indivíduos.

A autoaceitação é o primeiro passo para aprender a aceitar as diferenças das outras pessoas. Afinal, um indivíduo que não tolera suas próprias características, dificilmente irá tolerar as dos outros.

Nesse sentido, respeitar as diferenças significa não ceder a uma vontade natural de exercer um julgamento precipitado. Significa dar tempo e ter curiosidade pelas outras pessoas, entendendo como elas são, sua forma de pensar e viver, assim como sua história e suas escolhas.

Diversidade é ter pessoas de vivências diferentes, sejam elas da comunidade LGBTQIAP+, de grupos étnicos, mulheres e pessoas idosas, por exemplo, dentro da sua empresa, participando ativamente dos processos.

Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país. A diversidade de culturas de um país é importante para a preservação e valorização das identidades das suas populações.

Conheça formas de ensinar diversidade e inclusão para seu filho

  1. Ensine a como se referir a diferentes grupos de pessoas. Crianças e adolescentes estarão em contato com diferentes grupos ao longo da vida. ...
  2. Acompanhe diferentes culturas e pessoas e compartilhe o que aprendeu. ...
  3. Seja exemplo. ...
  4. Tenha paciência para conversar.