Como convidar uma amiga para ser madrinha do seu filho?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Uma caixinha com pão de mel decorado com o convite. Ou, uma forma mais simples é uma caixinha de chocolate com etiquetas escritas à mão. Espero que tenham se inspirado para fazer algum convite bem legal e diferente!

Queridos amigos, escolhemos vocês para serem os padrinhos do nosso filho(a) no batismo. Será uma honra contar com a presença e a bênção de pessoas tão especiais em um momento tão importante para nós. Aceitam esse convite com muito amor e carinho? Sabemos o quanto vocês são importantes para nós e para o nosso filho(a).

O convite aos padrinhos deve ser pessoal e preferencialmente especial. Então prepare-se para oferecer um jantar para cada pessoa ou para cada casal – nada de juntar vários padrinhos e fazer um anúncio público. Você pode também ligar e falar que quer fazer uma visita para a pessoa, sem mencionar o motivo.

Surpreende-os com estas ideias!

  1. Um presente de valor. Os padrinhos são pessoas especiais, assim que, se o teu orçamento permitir, oferece-lhes algo especial no momento do pedido. ...
  2. Algo personalizado. ...
  3. Um detalhe que vos identifique. ...
  4. Cria o ambiente perfeito.

Comadre é um termo com origem no latim commatre, que apesar de possuir mais de um significado, é usado mais frequentemente para designar a madrinha do filho/a ou a mãe do afilhado/a. Normalmente, os pais de uma criança escolhem uma pessoa (ou um casal) para exercer a função de comadre (e compadre).

Desde que sua mãe me convidou para ser sua madrinha senti um amor e um carinho tão grande que preenchem meu coração. A missão de te cuidar e proteger é um privilégio e uma alegria inexplicável! Palavras não são suficientes para descrever a imensa emoção e agradecimento ao receber o convite para ser sua madrinha.

nove meses

O ideal é que a entrega do convite para os padrinhos e madrinhas aconteça de seis a nove meses antes do casamento. A ideia é que eles saibam dos detalhes antes dos convidados e tenham mais tempo para se planejar com o traje, presente, salão, entre outros detalhes.

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Popularmente no Brasil, as madrinhas de batismo também são conhecidas pela forma diminutiva de "dinda". Saiba mais sobre o significado de Dinda.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que ele seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e acaba ficando mais irrequieta durante a cerimônia.

Não existe um tempo correto para convidar padrinhos e madrinhas. Mas é importante ter bom senso: envie com pelo menos 6 meses de antecedência para que eles possam se organizar. Você também pode enviar junto com o convite alguns presentes para os padrinhos.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe. Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo. Além disso, é possível escolher só a madrinha e deixar o padrinho de fora, ou vice-versa, mas isso é incomum.

Ser dinda é isso: ser considerada uma segunda mãe ou um segundo pai. É também ajudar os pais do bebê sempre que necessário, fazendo pelos pequenos o que eles próprios fariam. Ou seja, enchendo suas vidas de carinho, atenção e cuidado! É uma oportunidade única de estar por perto, para ajudar, socorrer e auxiliar.