Como conversar com um INTP?

Perguntado por: ozagalo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Ao perguntar a um INTP por que eles pensam que uma situação social, econômica ou política atual é da forma como é, você está pedindo que eles abracem suas mentes e expliquem a análise rigorosa que acontece dentro dela. E para um INTP, essa é uma forma de conversa profundamente íntima.

INTP: Você sabe que encontrou sua alma gêmea quando encontrar alguém que ama você, mas não precisa de você. INTPs, os sensatos, curiosos e lógicos do MBTI®, são conhecidos por serem altamente sintonizados com seus próprios pensamentos, mas não tão envolvidos com os seus sentimentos — ou os sentimentos dos outros.

A coisa mais perigosa que você pode fazer com um INTP é se aproximar deles se não pretende ficar. Quebrar a confiança, como outros responderam, é definitivamente um não-não com os INTPs.

O que estressa um INTP:
Estar em um ambiente onde eles se sentem controlados por outros. Não ser permitido ir com o fluxo do momento. Ser obrigado a fazer tarefas simples e repetitivas. Estar cercado por indivíduos que consideram incompetentes.

INTP. De acordo com a compatibilidade de Myers-Briggs, seus pares são ENFJs e ENTJs, com quem você se comunica de forma semelhante e se equilibra bem.

O INTP terá conflito com tipos muito invasivos que não se adaptem ao seus posicionamentos ou pouca consideração lógica: ESFJ (Fe-Si-Ne-Ti, pouco lógico, muito invasivo) ESTJ (Te-Si, muito controlador, não adepto a novas ideias) ESTP (Se-Ti, velocidade de ação incompatível)

Quando sob estresse, um INFP se perde em turbulência interna. Eles se sentem presos entre agradar os outros e manter sua própria integridade e cuidar do seu bem-estar. Sua tendência natural de se identificar com os outros, agravada com suas tendências auto-sacrificiais, deixa-os confusos sobre quem são realmente.

INTPs são quietos, costumam não ser tão melosos, nem tão carentes ou necessitados. Assim, se você não quer uma pessoa muito grudenta na sua vida, INTPs são perfeitos, até porque eles PRECISAM de um tempo pra si mesmos. E eles vao ser bem mais compreensíveis em entender quando você também precisar do seu tempo a sós.

INTJs são frequentemente vistos como sérios, mas podem ser muito espirituosos também.

Analítico e objetivo. Os INTPs são buscadores de fatos. Preferem e usam o raciocínio lógico para interpretar e analisar o mundo. Querem saber mais sobre tudo e estão dispostos a ir mais além para procurar provas, em vez de aceitar cegamente o que os outros lhes dizem.

INFJ – Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador
Esta é a mais rara das 16 personalidades. O tipo INFJ é bastante perspicaz sobre as necessidades, motivações e preocupações das pessoas e costumam encontrar valor nos relacionamentos com os outros.

O tipo de personalidade Lógica é bastante rara, constituindo apenas três por cento da população, o que é definitivamente uma coisa boa para eles, como não há nada mais triste do que ser “comum”. Os Lógicos se orgulham de sua inventividade e criatividade, sua perspectiva única e intelecto vigoroso.

O ISTJ pode ser visto(a) com freqüência como uma pessoa que parece ser fria, pois os outros não conseguem ver sua sensibilidade, que normalmente é introvertida.

A personalidade INTP é baseada em teorias e acredita que dá para analisar tudo, buscando sempre criar melhorias. Ou seja, a pessoa não está preocupada com o mundo real e tampouco as coisas que são práticas. A “realidade” traz um nível menor de emoção, por isso os INTP's buscam ter maior foco nas ideias.

Continuar lendo Como conversar com INTP?