Como conversar com um funcionário difícil?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras.

Como dar bronca no funcionário

  1. DICAS.
  2. Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. ...
  3. Paciência - Se por acaso o chefe começar a gritar ou falar palavrões, o profissional deve manter a calma e ter muita paciência.

Entenda como chamar a atenção de um funcionário

  1. Considere os motivos que levaram à chamada de atenção. ...
  2. Converse de maneira individual. ...
  3. Mantenha o profissionalismo. ...
  4. Seja claro e direto. ...
  5. Tenha empatia. ...
  6. Ofereça sugestões para resolver o problema. ...
  7. Dê espaço para réplicas e explicações. ...
  8. Saiba driblar situações desconfortáveis.

Coloque-se no lugar do empregado: use um tom de voz empático, de modo que não seja muito suave nem muito duro ao se dirigir à equipe. Procure se preparar para as reuniões com antecedência, pensando em como os funcionários vão tentar fugir do assunto e na forma como você irá reagir para evitar conflitos.

Ao notar que um funcionário está com sinais de desmotivação, chame-o para conversar. Pergunte ao colaborador, de maneira amistosa, se existe algum problema e se há algo que você possa fazer para ajudar. Este gesto será sempre apreciado e, por vezes, pode ser suficiente para resolver o problema.

Como ser um líder admirado no trabalho e inspirar a equipe

  1. Mostre autoconfiança. O primeiro passo para ser um bom líder é confiar em si mesmo. ...
  2. Seja um melhor ouvinte. ...
  3. Dê um bom exemplo. ...
  4. Seja capaz de energizar as pessoas. ...
  5. Tenha inteligência emocional. ...
  6. Defina objetivos claros. ...
  7. Foque no autodesenvolvimento.

O que fazer quando alguém te ignora

  1. Identifique como você sente. Como você se sente em relação ao tratamento indiferente? ...
  2. Converse com a pessoa honestamente. ...
  3. Reflita sobre o que você pode fazer sobre essa relação. ...
  4. Não traga a indiferença para o lado pessoal. ...
  5. Gerencie as suas expectativas.

Aprenda como liderar pessoas difíceis

  1. Controle o ambiente. É muito importante que o gestor esclareça quais são as regras — em relação a horários, prazos e comportamentos, por exemplo — que devem ser seguidas por toda a equipe. ...
  2. Imponha limites. ...
  3. Dê feedbacks de melhorias. ...
  4. Seja honesto. ...
  5. Foque nos pontos positivos.

Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho?

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.

4 passos para lidar com colegas de trabalho desagradáveis

  1. Saiba o que incomoda.
  2. Não compartilhe defeitos.
  3. Não forneça muita informação sobre você
  4. Preserve seu (bom) humor.

Quais são as dicas de como manter uma equipe motivada?

  1. Tenha uma boa comunicação. A falta de comunicação gera diversos problemas em uma empresa. ...
  2. Estabeleça metas razoáveis. ...
  3. Ofereça oportunidade de crescimento. ...
  4. Reconheça bons desempenhos. ...
  5. Forneça treinamentos. ...
  6. Crie um bom ambiente de trabalho. ...
  7. Cuide da saúde dos trabalhadores.

A repreensão ao funcionário jamais pode ocorrer em frente aos demais colegas de trabalho. A atitude perante outros poderá constranger todos e não será construtiva. Chame a pessoa em particular e discretamente em uma sala isolada para ter a conversa. Ao desenvolver o diálogo, tente não mostrar os fatos negativamente.

Antes de reagir, respire
Esta dica é especial para quem responderá a uma crítica. É importante que, antes de falar qualquer coisa "da boca para fora", respirar fundo e planejar tudo o que será dito por você. Fale calmamente e em um tom de voz normal. Assim, fica mais fácil contestar uma bronca da maneira possível.

6 coisas que chefes não devem fazer

  • Acumular tarefas e microgerenciar a equipe. ...
  • Não manter as coisas em ordem. ...
  • Não dar e ouvir feedbacks. ...
  • Não se importar com as pessoas. ...
  • Perder os talentos da empresa. ...
  • Parar de estudar.

Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  • Criar um clima de ansiedade e medo.
  • Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  • Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  • Ser pouco claro sobre metas e expectativas.

Dicas para lidar com funcionários difíceis

  1. Mantenha o foco na equipe. Procure aumentar o comprometimento dos colaboradores, tratando os assuntos em conjunto. ...
  2. Seja transparente. ...
  3. Faça a gestão do tempo. ...
  4. Invista na gamificação.

A desídia, em linguagem coloquial, é o denominado “corpo mole”. Caracteriza-se por aquele empregado que produz aquém do esperado, chega atrasado, falta ao trabalho com frequência sem justificativa plausível, sai do local de trabalho durante a jornada, entre outras faltas.

Dicas de como recusar pedidos no trabalho:

  1. Dê uma justificativa válida. Ter outras tarefas urgentes para fazer ou estar sem tempo na agenda são argumentos plenamente aceitáveis. ...
  2. Apresente uma alternativa. ...
  3. Sugira outra pessoa. ...
  4. Peça para pensar. ...
  5. Tente adiar o prazo.

A comunicação restrita e a falta de clareza no repasse de informações são bastante prejudiciais às empresas. Além de gerarem conflitos de interesses, essas falhas podem culminar em problemas na execução dos afazeres, prejudicando tanto o trabalho dos colaboradores quanto a produtividade do negócio.

Converse com outras pessoas
Quando você se sentir desanimado, pode ser útil compartilhar seus sentimentos e frustrações com um colega de trabalho ou amigo de confiança. Muitas vezes, um colega de trabalho que conhece bem seu ambiente de trabalho pode ajudá-lo a ganhar uma nova perspectiva!

Mas afinal, como motivar uma equipe desmotivada? Veja 5 dicas

  1. Preserve o bom relacionamento e comunicação com seu time. A comunicação é a base das relações. ...
  2. Defina metas claras e realistas. ...
  3. Invista em dinâmicas e treinamentos. ...
  4. Ofereça recompensas que vão além da monetária. ...
  5. Construa um ambiente flexível.