Como conversar com a filha?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Dicas de como ter um bom diálogo com os filhos

  1. Saiba ouvir. É comum que os pais reclamem que seus filhos não querem conversar com eles. ...
  2. Evite enfrentamentos. ...
  3. Tenha calma. ...
  4. Respeite o espaço. ...
  5. Seja sincero e verdadeiro. ...
  6. Compartilhe momentos de diversão. ...
  7. Respeite os sentimentos da criança.

Diante de algum conflito, não estimule agressões, mas, sim, um diálogo saudável e respeitoso. Dessa forma, você evitará um clima negativo, e ambas podem se concentrar no problema real. Se a sua filha sentir que você reconhece a maturidade dela, ficará mais aberta a pensar sobre as escolhas dela e aceitar regras.

A vida ficou tão mais alegre e colorida depois que você nasceu. O seu sorriso e a sua alegria são as melhores recompensas para todos os desafios da maternidade. Nunca se esqueça de que, por você, pela sua felicidade, eu sou capaz de tudo! Sua mamãe te ama muito e vai te amar pra sempre, filha!

Você é a minha decisão mais acertada, mais importante e mais amada, filha! A minha esperança em um mundo melhor e mais cheio de amor está no seu sorriso, filha! O sentido da vida, eu descobri quando te segurei em meus braços pela primeira vez, minha filha! A melhor parte de mim é você, minha filha.

Pode ser questão de falta de orientação e, como isso fez parte da nossa criação, isso acaba respingando mais para a frente. Por isso, como forma de evitar tais percalços, os pais podem projetar as suas frustrações para eles. Queremos que eles sejam boas crianças, educadas, que tenham boas notas na escola.

"Expectativas muito elevadas e dificuldades de ver os filhos como seres separados e com vontade própria podem ser motivo de conflito nessa relação, não apenas entre mãe e filha, mas entre pais e filhos em geral.

Para ser uma boa mãe, muitas mulheres acreditam que precisam doar-se completamente e atender a todas as expectativas e interesses de seus filhos, acreditam na perfeição da maternidade e sofrem constantemente com a sensação de estarem sempre abaixo das expectativas sociais relacionadas à maternidade.

Muitas vezes, por carência, os pais querem que eles fiquem dóceis, obedientes, amáveis ... os filhos sentem esta carência como sufocante e não aceitam, brigam com os pais. Então, é muito bom você se dar conta o que isto provoca dentro de ti, qual a dor, sim colocaste rejeição, se sente rejeitada...

5 Dicas para melhorar o relacionamento entre mãe e filha

  1. Tenha uma conversa franca. Parece bobagem, mas ter uma conversa franca resolve muita coisa. ...
  2. Ouça também. ...
  3. Crie uma maneira de melhorar a comunicação. ...
  4. Demonstre carinho. ...
  5. Passem um tempo juntas.

Confira as 4 dicas para melhorar a relação entre pais e filhos

  1. Dedique-se a conhecer seus filhos. Para melhorar o vínculo afetivo entre pais e filhos, é importante se dedicar e investir em conversas e momentos juntos. ...
  2. Tenham um hobbie em comum. ...
  3. Saiba respeitar suas opiniões. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Ele também aprenderá muito com isso.
...
Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

Você terá o meu coração e o meu amor para sempre, minha filha. Toda vez que você sorri, eu sinto uma felicidade plena e me sinto abençoado por ter uma pessoa tão especial na minha vida. Te amo! Sou a mãe mais feliz deste mundo por ter uma filha como você ao meu lado.

Minha filha linda, vem sempre que puder, que quiser, que precisar. Vem que eu te escuto, te protejo, te cuido, te mimo, te amo. Filha linda, eu irei te proteger até quando Deus permitir. Filha, que o seu caminho pela vida seja sempre iluminado pela paz, felicidade e amor.

Querida e amada filha, Eu sempre tenho e terei muitas coisas para lhe falar, mas hoje quero registrar o meu amor e agradecer por você ser a filha que se encaixa em todas as minhas expectativas. Seu olhar é o texto que leio todos os dias. Ele é notícia que nutre, ele me diz tudo.

A Deus agradeço todos os dias pelo presente de ter uma filha tão abençoada. Assim como Deus criou o mundo e nos deu a vida, me fez acreditar que o amor-próprio só é superado quando se tem uma filha. Você é o que eu tenho de mais valioso! Os meus dias se tornaram cheios de luz.

Você é incrível sendo você! A cada dia, tenho mais certeza que fiz algo bom nessa vida e que é você, minha filha! Filha, você é o meu tesouro, a minha joia favorita e que brilha muito mais que ouro. Você é o que tenho de mais valioso e me sinto abençoada por Deus por me dar esse tesouro para criar.

Sinto muito orgulho de você, minha filha, e mesmo longe você sabe estar presente, sempre demonstrando como é uma boa filha, atenta e carinhosa. Que Deus abençoe sempre você, meu amor, e lhe dê muitos anos de vida com muita saúde, amor e paz. Seja sempre feliz, é tudo que lhe peço! Eu te amo!

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Mommy Burnout: a síndrome do esgotamento na maternidade
Mais uma vez, sentir-se cansada ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire algo constante, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivação por coisas que antes gostava de fazer.