Como convencer para que te contratar?

Perguntado por: ldrumond6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Veja só estas dicas:

  1. Seja simpático. é um momento muito importante para você e isso pode acabar te deixando nervoso. ...
  2. Não chame a atenção para a sua falta de experiência. ...
  3. Arrisque-se. ...
  4. Mantenha sua personalidade. ...
  5. Mencione seus resultados. ...
  6. Valorize a empresa e o recrutador. ...
  7. Capacite-se na Microlins!

“Diga: porque tenho criatividade e posso trazer coisas novas para a empresa; tenho interesse em aprender, adquirir conhecimento; e contribuir para a empresa”, explicou Gláucia. Sempre selecione suas características de acordo com o que a vaga precisa, para não se perder em seu discurso.

Como convencer seu chefe a te contratar como freelancer

  1. Analise a sua situação na empresa;
  2. Seja discreto;
  3. Abra o jogo com o seu chefe;
  4. Deixe ele seguro;
  5. Evidencie as vantagens;
  6. Apresente uma proposta adequada;
  7. Se necessário, sugira uma experiência como teste.

A resposta
Evite trazer só os pontos de salários e benefícios, porque a maior parte das empresas hoje não considera estes motivos fortes o bastante para te fazerem ficar e construir uma carreira sólida. Em vez disso, em sua resposta, foque em pontos como: o que você vê de diferente na organização.

Enfim, o segredo para responder qual o seu diferencial durante a entrevista é mencionar como as suas habilidades ajudarão a empresa a ter sucesso, utilizar exemplos das suas experiências anteriores e destacar características suas que são únicas.

Uma resposta boa para a pergunta “Fale um pouco sobre você” seria mais ou menos assim: “Estou completando cinco anos de carreira na área de marketing de conteúdo e aprendi muito a meu respeito. Percebi, por exemplo, que me sinto mais realizado quando consigo criar histórias que ajudem e inspirem as pessoas.

Analise as principais habilidades exigidas pela vaga (podem ser soft skills, hard skills, certificações) e identifique as que você já possui e que são mais relevantes. Durante a entrevista, fale de forma confiante como você acredita que elas te ajudarão a se destacar no cargo.

Ao perguntar “como você se vê daqui a 5 anos?”, o recrutador quer entender a sua visão de futuro profissional, se você realmente está interessado na vaga que a empresa oferece e se o investimento na sua carreira vai valer a pena financeiramente.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Como chamar a atenção do recrutador em 3 passos

  1. 1 – Mostre que você tem fit cultural. É bastante comum que após ler o seu currículo, o recrutador pergunte por que você está interessado em trabalhar naquela empresa. ...
  2. 2 – Demonstre as suas soft skills. ...
  3. 3 – Esteja pronto para falar sobre as suas conquistas.

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

Seu maior sonho pode ser um carro, uma casa, filhos, uma viagem, seu próprio negócio. O importante é persistir nisso e buscar formas de alcançar esses desejos.

Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:

  1. TENHA CONFIANÇA. ...
  2. USE PALAVRAS-CHAVE. ...
  3. EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ...
  4. USE O BOM HUMOR. ...
  5. FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.

É importante que você dê exemplos concretos para mostrar qual foi a sua contribuição nas empresas pelas quais você passou. Descreva situações específicas que contém o quão efetivo você foi nas suas funções anteriores, fale sobre as mudanças que você implementou e os objetivos que você alcançou.

Diga quais sãos as coisas que você possui, que fazem você se identificar com a empresa. Você também poderá abordar a cultura, o ambiente de trabalho com as suas expectativas e relacionar as suas funções, responsabilidades e atribuições do seu cargo ao que a empresa oferece.

Ao esclarecer o que te diferencia dos outros candidatos, é uma boa ideia tentar prever como os outros profissionais responderiam essa pergunta. Após listar suas próprias qualificações e competências, comparando-as com os requisitos da vaga, tente prever o que os outros candidatos adicionariam às suas respostas.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.