Como convencer alguém de que você está falando a verdade?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Para estabelecer confiança, mostre que compreende a outra pessoa e demonstre empatia pela situação. Ela ficará mais disposta a dizer a verdade se não tiver medo que você exploda, portanto, aja como se compreendesse o motivo da atitude dela.

Demonstre empatia.
Para estabelecer confiança, mostre que compreende a outra pessoa e demonstre empatia pela situação. Ela ficará mais disposta a dizer a verdade se não tiver medo que você exploda, portanto, aja como se compreendesse o motivo da atitude dela.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

Preste atenção no uso de palavras como “mesmo”, “realmente” e “de verdade”; e nas repetições de frases. Essas construções enfáticas indicam que a pessoa quer muito que você acredite no que ela diz. Alguns mentirosos abusam delas. Fique atento a frases que sugerem uma atitude de distanciamento.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

Aqui estão algumas das expressões corporais mais comuns para detectar mentiras:

  1. Movimentos rígidos ou limitados das mãos e braços;
  2. Diminuição do contato visual;
  3. Maior contato da mão com o rosto;
  4. Demonstração de ansiedade, como suor excessivo;
  5. A linguagem corporal não corresponde às palavras.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

No momento indicado, faça o sinal da cruz e diga "Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz (insira o período de tempo aqui) desde a minha última confissão." Isso é o que tradicionalmente se diz no confessionário, mas você também pode apenas cumprimentar o padre, se preferir.

O penitente expressa sua contrição dizendo: Meu Deus, Eu me arrependo de vos ter ofendido Pois sois tão bom e amável. Prometo com a vossa graça Esforçar-me para ser bom! Meu Jesus, Misericórdia, Amém! Ou você pode dizer um ato de contrição você sabe.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

A abordagem oposta é muito mais eficaz na missão de como convencer alguém com ideias diferentes das suas: ouça o outro respeitosamente. Na verdade, deixe-o começar. Assim que decidir que quer convencê-lo, diga: "gostaria muito de saber o que você acha a respeito de X. Por favor, poderia me dar sua opinião?"

Ao invés de dizer o que quer que a pessoa faça, diga que algum conhecido seu agiu desse modo (ou de um modo parecido, mas um pouco pior). Isso fará com que seu interlocutor “aperfeiçoe” a ideia e atribua o mérito a si mesmo, por saber que ele foi a primeira pessoa a ter aquela ideia daquela forma.

O mentiroso patológico esconde bem as suas emoções. Ele não demonstra indícios que possam indicar a inverdade de suas palavras. Como mente com frequência, domina o controle de suas feições e linguagem corporal. Também não sente culpa ao mentir, mesmo quando tem certeza que a mentira prejudicará a vida de terceiros.

Se ela olhar para a direita enquanto pensa, significa que está lembrando, mas se olhar para a esquerda, estará imaginando (ou inventando). Se alguém estiver quieto e olhando para baixo e para a direita, significará que esta pessoa está conversando internamente. Em muitos casos, isso pode caracterizar tristeza.

A teoria ensinada afirma que quem está mentindo olha mais frequentemente para o lado direito, e quando diz a verdade, para o lado esquerdo.

“Mesmo”, “realmente”, “de verdade” e outras palavras e frases muito repetitivas também pode ser um sinal de que a pessoa está mentindo por mensagem de texto. Isso indica que o remetente quer muito que você acredite no que está sendo dito.

1 aldrabão, loroteiro, embusteiro, enganador, farsante, impostor, mendaz, patranheiro, trampolineiro, trapaceiro, aldravão, intrujão, mentireiro. Em que há mentiras: 2 ardiloso, dissimulado, doloso, falacioso, falaz, falso, fingido.

Mudança na linguagem corporal
Se o seu parceiro está mentindo e se sente nervoso, isso pode ser transmitido em algum grau de linguagem corporal. Pode ser que ele fique com os ombros encolhidos, transpire um pouco mais, brinque com o cabelo e tente se “esconder” atrás de objetos, como cadeiras, por exemplo.

Cada pessoa escreve num papel 3 frases, onde 2 devem ser verdades sobre ela e 1 deve ser uma mentira; Após isso cada uma lê as 3 frases, e as outras pessoas tentam adivinhar qual é a mentira.
...
A dinâmica:

  1. Fui jogador de Rugby;
  2. Tenho medo de água;
  3. Já comi macarrão com estrogonofe como molho e granulado como queijo ralado.

A mitomania é um transtorno psicológico que faz com que o portador seja um mentiroso compulsivo. A condição também é conhecida como pseudologia fantástica ou mentira patológica.