Como controlar um homem controlador?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Seja o mais específico possível ao descrever o problema. Por exemplo, não faça uma descrição desse tipo: “Você é muito controlador”; mas, opte por algo do tipo: “Você controla todos os detalhes das minhas atividades e não confia em mim para fazer nada sozinho”.

Um marido controlador faz você se sentir inferior às demais pessoas. Com frequência ele tem algo a dizer sobre você, seja sobre seu peso, sua roupa ou até mesmo sua personalidade. Não importa o quanto você tente mudar para agradá-lo (ou apaziguar as críticas que geram tanto sofrimento).

Em geral o que está por trás desse tipo de comportamento manipulador é a deficiência que a pessoa possui em não encontrar atenção para si, motivada pela baixa autoestima e insegurança. A maioria das pessoas controladoras possuem as características acima citadas e costumam detectar os pontos fracos das vítimas.

Pessoas controladoras demonstram níveis de ansiedade e perfeccionismo muito exagerados. Dessa forma, elas sentem uma grande preocupação com o mundo ao seu redor. Isso porque elas precisam se antecipar aos acontecimentos para evitar qualquer problema.

O ciúme origina-se da ansiedade e do medo
Quando um homem sente-se vulnerável: Provavelmente a ansiedade e o medo vão orientar seu sentimento em direção ao ciúme. E uma vez tomado pelo ciúme, ele vai acusar a parceira de tentar atrair e dar preferência ou atenção para outros homens.

Em relacionamentos tóxicos o homem é agressivo nas palavras, faz constantes ameaças, xinga durante discussões e faz ataques à confiança e autoestima da mulher. Eles também podem ser manipuladores ao inverter situações de briga, se colocar como vítimas e fazer a mulher acreditar que é culpada pelas agressões que sofre.

Normalmente, é possível notar que há alguém que domina e alguém que é dominado. Este último, na maioria das vezes, é submisso e dependente também. O dominador usa de agressões, de manipulações e ofensas, e através disso faz com que a vítima se sinta culpada — explica a psicóloga Marina Prado Franco.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Pequenas mudanças de hábito podem ajudar a diminuir a ansiedade, como atividades físicas, lazer e dormir pelo menos 8h por dia. Exercícios de relaxamento e meditação também podem ajudar. Afinal, o controle deriva da ansiedade pelo desconhecido e pela necessidade de estar no controle sobre o que pode ou não acontecer.

Aqui estão algumas maneiras de dar um gelo no seu marido para que ele finalmente te valorize:

  1. Pare de responder imediatamente todas as suas mensagens. ...
  2. Deixe de fazer planos com ele. ...
  3. Não seja a primeira a recuar. ...
  4. Não aceite qualquer coisa que ele diga ou faça sem questionar.

Em vez de “explodir” e reclamar, converse com seu companheiro a respeito do que te incomoda. Para isso, fale com calma, use o bom humor e, se o seu esposo ou esposa for muito sensível, certifique-se de tranquilizá-lo(a) logo no início da conversa.

Seja forte e respire! Você pode fazer a sua escolha de forma consciente e se conectar com ele ao invés de afastá-lo ainda mais. Uma boa forma de levar isso é não se envolver em tudo. Você já deve ter ouvido falar na expressão “toda ação gera uma reação”, é muito importante que você tenha isso em mente.

Bater de frente com um autoritário realmente não é uma boa ideia, contudo, também não se deve acatar todas as vontades dele e abafar as suas. Por essa razão, é importante que adote um comportamento assertivo, ou seja, diga “sim” e “não” de acordo com o que realmente deseja.

As personalidades controladoras também podem causar problemas para os líderes. As pessoas manipuladoras que se reportam a você podem querer o seu trabalho ou sentir que podem fazê-lo melhor que você. Desta forma, manipuladores podem ignorar as suas instruções ou atacar você na frente da equipe.

Converse sempre! O diálogo é o melhor remédio. Não deixe as emoções afloraram para expressar seus sentimentos de como ser controlado e manipulado não faz bem a você. Procure ser sincero e encontrar mudanças a favor do relacionamento de vocês.

Um controlador, geralmente, não sabe que é controlador.
...
Imponha consequências.

  1. Para pequenos deslizes, aplique apenas um lembrete.
  2. Não abuse das consequências. Negar privilégios ou carinho como consequência para os menores equívocos é um comportamento controlador.
  3. As consequências devem ser severas.

Ria, sorria ou converse com os outros para deixá-lo com mais ciúmes. Tente sempre ser apresentável ao redor dele. Caso ele pergunte onde você esteve, diga que saiu com um amigo. Isso levantará suspeitas e ele se perguntará com quem você estava.

Sintomas do ciúme patológico ou doentio

  1. Controlar o parceiro (a);
  2. Fazer visitas “surpresa”;
  3. Checar e-mails, bolsas, telefone, contas do cartão;
  4. Telefonas inúmeras vezes ao dia;
  5. Implicar com a roupa do parceiro (a) e com seus amigos;
  6. Seguir o parceiro (a) ou até mesmo contratar um detetive.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.