Como controlar quem está usando meu Wi-Fi?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Outra alternativa é usar aplicativos de celular para bloquear o acesso de usuários indesejados à sua rede de internet. Com o app Tether TP-Link, por exemplo, você identifica se há intrusos na rede e consegue bloquear os dispositivos.

O jeito mais simples de desconectar pessoas do Wi-Fi é mudando a senha. Porém, você pode acessar a página do roteador e identificar os dispositivos que você não possui. Desconecte todos os seus dispositivos de sua rede Wi-Fi (desligue-os se necessário);

Visualizar e gerenciar dispositivos conectados ao Wi-Fi

  1. Conecte seu telefone ao Mobile WiFi. ...
  2. Acesse Avançado > Wi-Fi > Filtro de MAC Wi-Fi. ...
  3. Configure Modo do filtro para Bloquear ou Permitir e clique em para adicionar dispositivos Wi-Fi à lista de endereço MAC do Wi-Fi.

Como descobrir quem está usando o seu Wi-Fi

  1. IP Tools: WiFi Analyser (iOS, Android) Disponível para iOS e Android, o WiFi Analyser possui diversas opções, mas foca no básico. ...
  2. Fing (Android) ...
  3. Network Analyser (iOS) ...
  4. Angry IP Scanner (Windows, macOS e Linux)

A melhor maneira de descobrir se alguém está usando sua internet é entrando nas configurações de seu roteador. Lá é possível verificar todos os dispositivos que estão conectados à rede. Se surgir algum aparelho que você não conheça, há grandes chances de ele ser o visitante intruso.

O processo é bem tranquilo e rápido:

  1. Acesse myaccount.google.com. Pelo seu computador, acesse a sua conta Google pela URL myaccount.google.com;
  2. Clique em “Segurança” ...
  3. Vá para “Seus dispositivos” ...
  4. Clique em “Gerenciar dispositivos” ...
  5. Localize o dispositivo que deseja desconectar. ...
  6. Clique em “Sair”

Na barra de navegação, digite 192.168.0.1. Digite a senha de acesso ao roteador e clique em Entrar. Obs.: As informações de login e senha para acessar as configurações do roteador encontram-se na parte inferior do equipamento. Pronto!

Você pode buscar por dispositivos que estãoroubando” o seu Wi-Fi através do ícone de menu - no canto superior esquerdo da tela - e da opção “Scanner de Rede, que inicia a varredura. Depois, é só verificar os resultados, tocar no nome do dispositivo e selecionar a opção “Ping” para verificar se ele é realmente seu.

Na tela principal, clique em cima do nome da rede WiFi (SSID) e depois procure pela opção ACL. Os dispositivos bloqueados vão estar na lista, clique no X no final do dispositivo para remover ele. Após isso, clique em "Alterar" no final da tela, depois clique em "Salvar" e por fim, em aplicar as configurações.

App Block
Já esse aplicativo é instalado diretamente no celular dos filhos. Assim, os pais podem escolher a hora, localização, limite de uso e Wi-Fi que é bloqueado. Bem como os aplicativos e sites proibidos. Então, para que a criança não mexa, entre nas configurações do app e depois selecione “modo restrito”.

5 ferramentas para monitorar o acesso das crianças à internet

  1. Google Family Link. O Google disponibiliza um aplicativo compatível com Android e iOS para que os tutores possam monitorar as atividades e limitar o acesso das crianças a conteúdos online. ...
  2. Opções da Família. ...
  3. Qustodio. ...
  4. Kaspersky Safe Kids. ...
  5. Fami Safe.

Sim. O seu provedor sabe quais sites você visita, quanto tempo você gasta em cada um deles, qual é o tipo de conteúdo com o qual você mais interage, que tipo de dispositivos você usa e muito mais.

Como mudar a senha do Wi-Fi no roteador TP-Link

  1. Acesse a página de configurações do roteador. Abra o navegador de sua preferência no celular e na barra de endereços digite: 192.168.0.1. ...
  2. Entre nas configurações do roteador. Coloque o login e senha do seu roteador. ...
  3. Acesse as configurações do Wi-Fi. ...
  4. Altere a senha do Wi-Fi.

Ligue um dispositivo na mesma frequência.
É possível bloquear um sinal wireless de 2,4 GHz com um micro-ondas, um telefone sem fio de modelo mais antigo, um aparelho com Bluetooth e muitos outros dispositivos. Qualquer aparelho que também opere em 2,4 GHz será capaz de causar interferência em uma rede próxima a ele.

O compartilhamento do sinal de internet, inclusive quando há uma ajuda de custo, é ilegal, salvo raras exceções. Disponibilizar a rede para o vizinho que mora no edifício ao lado ou para quem mora no apartamento de cima não é permitido, segundo regras da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Vá em configurações do dispositivo. Acesse “rede e internet” e clique em “uso de dados” Em “dados móveis”, é possível ver o total de dados usados. Em “uso de dados móveis” você pode verificar seus dados usados em um determinado período e a quantidade de dados que cada app usa.

Desativar as notificações de controle de mídia do Google Cast no dispositivo

  1. Abra o app Google Home .
  2. Toque e mantenha pressionado o bloco do dispositivo toque em Configurações. Reconhecimento e compartilhamento.
  3. Desative a opção Permitir que outros controlem mídias transmitidas.