Como controlar a embreagem na descida?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
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O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré

  1. Com o carro alinhado ao meio-fio e imobilizado, engrene a marcha à ré.
  2. Mantenha o carro parado com o controle de embreagem até o examinador pedir para você pisar no freio.
  3. Ao concluir a manobra, lembre-se de colocar a 1ª marcha para sair com o veículo.

Qual o segredo na hora de acelerar e tirar o pé da embreagem? Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige.

O segredo para sair com o carro sem deixar ele morrer (motor parar de funcionar) é perceber o ponto da “meia embreagem” do veículo. Na metade do percurso entre o fundo da embreagem e o pedal solto (sem estar acionado) está o ponto em que o carro entra em movimento quando o freio é solto.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

E tem mais, descer na banguela é ilegal. Rodar em ponto morto é proibido pelo artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro.

Aumentar a marcha: Quando o motor começa a “esgoelar”, emitindo um barulho mais forte, e o carro não estiver respondendo à pisada no acelerador, aumente a marcha. Reduzir a marcha: Se o motor começar a “engasgar”, perdendo a potência, o carro precisa de mais força e a marcha deve ser reduzida.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Descer ladeira em neutro ou com o pé na embreagem, é uma prática incorreta que torna a direção perigosa. Isso dificulta o controle do carro o pode terminar em acidente de trânsito.

Fica a dica: em ladeiras, o ponto de saída é um pouco diferente. Em vez de uma tremidinha, o carro deve tremer bastante para achar o ponto certo. Quando sentir essa 'agitação' no carro, é só tirar o pé do freio e começar a acelerar, segurando a embreagem por alguns segundos ainda. Desse jeito o carro não vai morrer.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Como usar a embreagem corretamente? Há uma série de dicas que você pode aplicar na condução do seu automóvel. A primeira delas, para evitar o desgaste prematuro do disco de embreagem, é soltar o pedal da embreagem suavemente após engatar a primeira marcha – em média a partir de uma rotação de cerca de 2 mil rpm.

Para fazer um punta-tacco é preciso colocar o pé direito no freio e no acelerador ao mesmo tempo! A ideia é que ao mesmo tempo que o carro está com a embreagem acionada, o piloto eleve o giro do motor antes de acoplar a marcha reduzida.

Dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o seu carro, apesar de parecer ser mais um daqueles mitos sobre a manutenção automotiva. A prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem e pode deixá-lo na rua sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro.

Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria.

Não faça meia embreagem
Isso eleva muito o giro do motor, podendo ocasionar, em situações de muita aceleração, a queima da embreagem. O certo é deixá-lo parado com o freio ou freio de mão.