Como contextualizar um tema de aula?

Perguntado por: lfelix8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Para contextualizar um conteúdo, o professor deve relacionar o mesmo com questões sociais, políticas e econômicas, uma vez que, esteja em consonância com os conhecimentos dos alunos diante das situações encontradas no cotidiano, e assim trabalhar o conteúdo em foco.

[...] um ensino contextualizado permite ao estudante a percepção de que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos, de fórmulas ou algoritmos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações- problema de maneira mais eficaz na sua realidade.

Na educação, contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar na teoria, ou naquilo que se pretende ensinar, a situação ou o contexto no qual o aluno está inserido, ou seja, deve-se estabelecer uma relação entre o que o aluno aprende na escola e sua vida (seu cotidiano, sua saúde, sua relação com a ...

Significado de Contextualizar
verbo transitivo direto Mostrar as circunstâncias que estão ao redor de um fato, acontecimento, situação: o advogado contextualizou as provas. Entender ou interpretar algo tendo em conta as circunstâncias que o rodeiam, colocando num contexto: contextualizou o texto historicamente.

Os contextos podem ser divididos entre cinco tipos diferentes. São eles: conceito de produção, linguístico, extralinguístico, social ou histórico.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Para delimitar seu tema de pesquisa, o estudante deve:
Objeto de estudo: com o tema de TCC delimitado, o estudante deve ser capaz de explicar quem será seu objeto de estudo, como pretende realizar sua intervenção, ou de que forma será sua abordagem (teórica ou prática) e porquê.

Para que seja feita uma contextualização, antes de tudo, é preciso reunir todas as informações que sejam referentes a determinada coisa, seja de modo indireto ou direto. Assim, o pesquisador conseguirá entender características comportamentais que influenciam o seu objeto de estudo, por exemplo.

É aproximar o conteúdo científico do conhecimento trazido pelo aluno. E dessa forma, tornar o conteúdo escolar interessante e significativo. Além disso, contextualizar o conteúdo que você quer ensinar significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.

Contextualizar consiste na ação de inserir uma situação, um acontecimento ou um discurso que tenha algum sentido em conjunto com o ambiente ou tema em questão. O fato de contextualizar é importante para atribuir um melhor sentido a determinado assunto, de maneira que este fique totalmente esclarecido.

Na introdução você deve contextualizar o estágio e seus objetivos. Na descrição da organização você deve contar a história, missão, visão, valores, números e fatos importantes. Já na descrição das atividades faça uso do seu diário e descreva todas as tarefas e aprendizados, sustentando os objetivos traçados.

O primeiro passo para contextualizar uma situação é identificar o problema em questão. Isso envolve entender o que está acontecendo e como isso afeta as pessoas envolvidas. É importante definir claramente o problema para que seja possível buscar soluções adequadas.

1 descrever uma conjuntura, descrever o contexto, dar um contexto, apresentar o contexto, explicar uma situação, revelar as circunstâncias.

Significado de Contextualização
substantivo feminino Ação ou efeito de contextualizar, de apresentar as circunstâncias que rodeiam um fato, de inserir num contexto: contextualização de um crime. Associação de um conhecimento ao seu ponto de início, origem e aplicação. Etimologia (origem da palavra contextualização).

Podem ser abordados aspectos como: problemas ou fenômenos psíquicos, físicos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, políticos, etc.

A contextualização na redação nada mais é do que apresentar ao leitor as circunstâncias que rodeiam determinado fato. Em outras palavras, a contextualização pode ser definida como a relação entre uma temática e seu ponto de início, origem e aplicação.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

6 passos para criar uma introdução perfeita

  1. 1 – Pense na pessoa que seu texto deseja alcançar. ...
  2. 2 – Tenha em mente o objetivo do seu texto e a linha que você irá seguir. ...
  3. 3 – Faça uma contextualização. ...
  4. 4 – Crie uma boa tese. ...
  5. 5 – Apresente o tema. ...
  6. 6 – Utilize uma linguagem apropriada.