Como contextualizar qualquer tema?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Na contextualização, é necessário inserir as palavras-chave do texto e, por isso, ela deve ser expositiva/dissertativa. Já a tese deve demarcar bem o ponto de vista assumido pelo estudante/autor, bem como direcionar o leitor para o que será discutido no desenvolvimento.

Os contextos podem ser divididos entre cinco tipos diferentes. São eles: conceito de produção, linguístico, extralinguístico, social ou histórico.

  1. Reflita sobre o tema da redação. Reflita sobre o tema que está sendo proposto. ...
  2. Desenvolva as ideias iniciais. Depois de ter organizado as suas ideias no passo anterior, o momento de escrever o seu texto se torna muito mais fácil. ...
  3. Estruture a sua redação. ...
  4. Utilize conectivos e seja coerente. ...
  5. Revise o que escreveu.

Na pesquisa acadêmica, a contextualização do tema serve para apresentar sobre o quê o trabalho vai tratar. Quer dizer, a contextualização é a apresentação do trabalho e do tema de uma forma mais geral.

Significado de Contextualizar
verbo transitivo direto Mostrar as circunstâncias que estão ao redor de um fato, acontecimento, situação: o advogado contextualizou as provas. Entender ou interpretar algo tendo em conta as circunstâncias que o rodeiam, colocando num contexto: contextualizou o texto historicamente.

Para contextualizar um conteúdo, o professor deve relacionar o mesmo com questões sociais, políticas e econômicas, uma vez que, esteja em consonância com os conhecimentos dos alunos diante das situações encontradas no cotidiano, e assim trabalhar o conteúdo em foco.

Exemplo: “O advogado da empresa buscou contextualizar todas as provas do caso”. Na área da Linguística, contextualizar refere-se ao fato de desenvolver um texto que possua uma determinada palavra ou expressão devidamente explicada, para facilitar a compreensão geral do texto produzido.

Podem ser abordados aspectos como: problemas ou fenômenos psíquicos, físicos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, políticos, etc.

Define contextualização como sendo um recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com os conhecimentos adquiridos espontaneamente.

CONECTIVOS: Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, ...

Assim, o contexto deve ser como um “retrato” da realidade. Deve ser o suficiente para que o financiador perceba claramente a localidade, as questões ambientais, econômicas, sociais e culturais, que influem diretamente sobre a comunidade em que o projeto pretende atuar.

Para delimitar seu tema de pesquisa, o estudante deve:
Objeto de estudo: com o tema de TCC delimitado, o estudante deve ser capaz de explicar quem será seu objeto de estudo, como pretende realizar sua intervenção, ou de que forma será sua abordagem (teórica ou prática) e porquê.

A contextualização na redação nada mais é do que apresentar ao leitor as circunstâncias que rodeiam determinado fato. Em outras palavras, a contextualização pode ser definida como a relação entre uma temática e seu ponto de início, origem e aplicação.

Normalmente, os temas de redação são atuais. Por isso, uma forma de começar o texto é usar a palavra “Atualmente” e, logo em seguida, abordar o assunto.

Os passos

  1. interrogar o tema;
  2. responder, com a opinião.
  3. apresentar argumento básico.
  4. apresentar argumentos auxiliares.
  5. apresentar fato- exemplo.
  6. concluir.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

O primeiro passo para contextualizar uma situação é identificar o problema em questão. Isso envolve entender o que está acontecendo e como isso afeta as pessoas envolvidas. É importante definir claramente o problema para que seja possível buscar soluções adequadas.

[...] um ensino contextualizado permite ao estudante a percepção de que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos, de fórmulas ou algoritmos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações- problema de maneira mais eficaz na sua realidade.

Nesse sentido, o termo contextualização pode ser entendido como acontecimentos, coisas, ideias, palavras e eventos, em um determinado grupo de pessoas, em um determinado tempo. De modo geral, é o ato de vincular o saber à sua origem e à sua aplicação.

As atividades contextualizadas na semirrealidade, descrevem uma história inventada, ou adaptada, explorando situações inseridas em uma realidade construída a partir de elementos que podem ser, ou não, próximos a dia a dia do aluno.

Brousseau (1996) destaca que contextualizar representa o ato de apresentar o conteúdo ao aluno por meio de uma situação problemática que seja compatível com uma situação real, de forma que seus respectivos elementos venham a dar significado ao conteúdo a ser ensinado.