Como contestar um Pix errado Itaú?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

no app do Itaú, toque na opção "Pix". Selecione a opção "Extrato do Pix" e escolha a transação que deseja devolver, clicando sobre ela. Agora, pressione o botão "Devolver". Lembre-se de que o motivo da devolução é opcional.

Tem como cancelar um Pix errado? A única situação em que um Pix errado pode ser cancelado é quando ele foi agendado. Nesse caso, basta cancelar o agendamento no aplicativo do seu banco antes que a transação seja efetivada.

Entre em contato com a sua instituição bancária em até 80 dias após a transação. Explique o que aconteceu e como o caso se encaixa no MED. Compartilhe todos os prints e provas de que você sofreu uma fraude ou um erro técnico do sistema. O ideal é compartilhar o comprovante do Pix, ID da transação, valor, horário, etc.

Um Pix realizado não pode ser cancelado. Por determinação do Banco Central do Brasil, as instituições de pagamento não podem retirar o valor de uma conta e passar para outra, se o pagamento já foi confirmado.

80 dias

Situações em que um Pix pode contestado:
Por esse mecanismo, uma pessoa que foi vítima de um golpe, por exemplo, pode solicitar a devolução do valor. A devolução é feita em até 80 dias após a operação.

como contestar uma compra?

  1. Faça login no app Itaú Cartões.
  2. No menu serviços escolha a opção "contestar compra"
  3. Vá no botão "escolher a compra para pedir ajuda"
  4. Selecione a compra que você deseja contestar.
  5. Clique em "reportar problema"
  6. Selecione o motivo da sua contestação e siga o passo a passo.

“Aquele que recebe e não comunica, que fica com o dinheiro, ele é responsável civilmente, de modo q eu a instituição financeira pode cobrar ou até mesmo ingressar com uma ação judicial para reaver esse dinheiro. E isso pode até implicar um aspecto criminal do crime de apropriação indébita”, alertou.

É possível consultar a chave Pix de outra pessoa? Não. Não é possível consultar a chave Pix de outra pessoa. Mas, existe uma estratégia muito simples que pode dar certo na hora de descobrir o Pix de alguém e fazer uma transferência.

8 - O banco terá o prazo de 10 dias úteis para oferecer resposta, e, se não o fizer, poderá responder judicialmente, sendo obrigado a realizar a devolução da quantia que foi retirada da conta do cliente pelo estelionatário. Ainda, poderá recair sobre o banco o dever de indenização por danos morais.

A devolução do valor pago em excesso ocorrerá automaticamente em até 5 dias úteis, sendo creditado direto na sua conta corrente.

No número 11 4004-4828 não é possível falar com um humano, apenas com nosso assistente virtual. Se preferir, procure por ajuda no app Itaú.

Basta ligar para 4004 1144 ou 0800 726 1144. Atendimento de segunda a sábado das 07h30 às 20h exceto feriados nacionais. Vá na opção 2 > 2> informe o CPF > e irá direto com o atendente.

"A pessoa que recebe um PIX, sabendo que não era destinado a ela e mesmo assim não o devolve, pode enfrentar processos tanto no âmbito civil quanto criminal. No âmbito criminal, a apropriação indébita pode resultar em uma pena de 1 a 4 anos de prisão", alerta o advogado.

O que fazer se me arrependi do depósito? Em primeiro lugar, entre em contato com o seu banco. Explique o seu caso e, então, pergunte sobre um possível cancelamento do depósito. Há um ponto relevante nisso: quanto mais rápido você avisar a instituição, maiores as chances de conseguir recuperar dinheiro após depositar.

Não há um prazo determinado pela lei para que o ressarcimento ocorra.

Não, a Receita Federal não pode rastrear Pix, uma vez que as movimentações financeiras estão protegidas pela lei de sigilo bancário. Segundo o artigo 5º da Lei Complementar 105/01, a Receita não pode ter acesso aos dados de pagamentos ou recebimentos de empresas, ou pessoas.