Como contestar o valor da conta de luz?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Tem como contestar o valor da conta de luz? “Minha conta de luz veio muito alta, onde reclamar?” Caso a distribuidora não dê retorno sobre a reclamação ou uma justificativa plausível, o consumidor pode ligar para a ouvidoria da própria Aneel, no telefone 167, para abrir uma reclamação contra a cobrança indevida.

Descreva brevemente a ocorrência; Explique o erro da suposta irregularidade e conte o que de fato aconteceu; Depois coloque a fundamentação legal: qual artigo de lei, do código, da resolução da ANEEL foi violado.

CANAIS PARA ENVIAR A LEITURA:
App Enel SP no Android ou no IOS. Site. Call center: 0800 7272 120.

Outra forma de reclamar da conta de luz muito alta é por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entretanto, o atendimento só é válido para os casos em que o problema não é resolvido com a concessionária de luz.

“Minha conta de luz veio muito alta, onde reclamar?” Caso a distribuidora não dê retorno sobre a reclamação ou uma justificativa plausível, o consumidor pode ligar para a ouvidoria da própria Aneel, no telefone 167, para abrir uma reclamação contra a cobrança indevida.

Sempre que uma situação surgir e você identificar um desacordo comercial em determinada transação, a compra pode ser contestada. Inclusive, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem até 7 dias, a partir do momento da compra, para desistir dela.

Para solicitar a restituição dos valores em decorrência da cobrança indevida do ICMS na conta luz, será necessário ingressar na via judicial. Assim sendo, é de suma importância procurar um advogado especializado, para analisar o seu caso e potencializar suas chances de êxito no processo.

OS PASSOS DO CONSUMIDOR
1) Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do @proconsp: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS.

O argumento utilizado para fundamentar a reclamação é o prazo máximo de resposta pelo fornecedor, previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Concluir com um desfecho e uma solicitação de ajuda (opcional). Inserir uma despedida cordial. Assinar com próprio punho. Marcação de local e data.

- Central de Atendimento - 0800 010 10 10; - Agências de Atendimento – atendimento pessoal.

Agora você pode solicitar serviços pelo WhatsApp.
Salve a Elena em seus contatos (21 99601-9608), assim você consegue realizar serviços com mais rapidez. Ela consegue te ajudar a registrar falta de luz, solicitar 2° via, consultar débitos e também tirar dúvidas sobre nossos serviços.

Não aceite a média A leitura pela média dos últimos três meses não pode ser feita por mais de 90 dias. Mas, caso não concorde com esta média, o consumidor deve entrar em contato com a distribuidora, avisa Lúcia Helena Magalhães.

Algumas lojas oferecem atendimento com hora marcada, que pode ser agendado aqui. Pelo Call Center, você só precisa nos informar os números que aparecem no seu medidor. Já nas lojas, você pode tirar uma foto do seu celular, se preferir, ou levar os números anotados no papel.

A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por causa da pandemia da covid-19, e só será permitida até o próximo dia 30. Para saber como a conta foi faturada, o cliente pode checar na conta de luz, no campo “Dados de Medição”.

O responsável pelo aumento da tarifa de energia elétrica é a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que tem como função regular, fiscalizar, estabelecer tarifas, entre outras atividades relacionadas à geração, transmissão, distribuição, consumo e comercialização de energia elétrica no Brasil.

Saiba como identificar a fuga de energia na instalação elétrica. Primeiro, desligue a iluminação e retire todos os equipamentos das tomadas. Em seguida, verifique se o disco do medidor continua girando. Se isso acontecer, existe fuga de energia.

5 dicas para fazer a conta de luz vir mais barata

  1. Opte por eletrodomésticos eficientes. ...
  2. Mude alguns hábitos rotineiros. ...
  3. Mantenha os filtros do ar-condicionado higienizados. ...
  4. Assine energia solar. ...
  5. Veja se é possível usar a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Ainda que seja mínimo o consumo por hora, ao final do mês faz muita diferença. Ao desligar todos os aparelhos e eletrodomésticos da tomada, você pode ter uma redução de até 20% na conta de luz.

Durante uma contestação, é importante enviar documentos como comprovantes, recibo, solicitação de cancelamento feita ao lojista, etc. Se os documentos não forem enviados ou se houver contra argumentação da loja, a contestação pode ser julgada como improcedente. Se isso acontecer, o valor volta pra sua fatura.

Para que não possa ser cobrado, o consumidor deve notificar a administradora do cartão pelo menos 10 dias antes do vencimento da fatura. Feito isso, a valor contestado não pode constar na fatura seguinte e fica garantido ao consumidor o direito de pagar a fatura descontado o valor questionado.