Como contar plaquetas pelo método de fonio?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Contagem por método de FônioCom cada amostra obtida foi feito um esfregaço sanguíneo posteriormente corado com a coloração panótica e observado através de um microscópio na objetiva de 100x com o auxílio do óleo de imersão. Foram analisados 5 campos nos quais em média houvesse 200 hemácias em cada.

Os metodos de contagem manual de plaquetas mais comumente empre- gados utilizam camara de Neubauer com dilui<;ao do sangue de 1:100 ou 1:200. 0 metoda de Rees-Ecker utiliza uma solu<;ao tamponada de citrato-formaldefdo com azul de cresil brilhante.

Os números reais de plaquetas e leucócitos circulantes podem ser determinados colhendo-se o sangue em citrato de sódio a 3,8%, mantendo-se rigorosamente a proporção deste de 0,5 para 4,5ml de sangue e realizando-se a contagem imediatamente após a coleta.

A dose preconizada para adultos é de 01 unidade de plaqueta randômica para cada 10 kg de peso do paciente. Em pacientes pediátricos menores de 15 Kg a dose é de 5-10 mL/Kg.

Através do microscópio são feitas as contagens de eritrócitos, leucócitos (total e diferencial) e de plaquetas, usando câmara de Neubauer e lâmina corada. A centrífuga ou microcentrífuga fornece o valor do hematócrito, enquanto que o espectrofotômetro ou fotocolorímetro permite a leitura da hemoglobina.

Quando o número de plaquetas está maior do que os valores de referência (acima de 400.000 por microlitro), damos o nome de plaquetose ou trombocitose. É preciso investigar a causa da plaquetose, assim como a qualidade das plaquetas, porque ela tende a ser o sinal de uma doença que precisa de diagnóstico e tratamento.

Hemograma com Contagem de Plaquetas ou Frações (Eritrograma, Leucograma, Plaquetas) O hemograma completo é um tipo de exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia.

Percorra a lâmina em zigue-zague
As células imaturas, como os blastos, promielócitos, mielócitos, se concentram mais nas bordas. Ao realizar a leitura de lâmina em zigue-zague, evitamos contar a mesma célula mais de uma vez e diminuímos os erros que podem ocorrer devido a má distribuição dos leucócitos.

Quando são visualizadas de 8 a 20 plaquetas em objetiva de aumento de 100 vezes (em imersão), em um campo microscópio bom, é porque o número plaquetário está normal. Em amostras refrigeradas a 4°C, uma boa parte dos parâmetros do hemograma se mantêm estáveis por até 12 horas.

CONTAGEM DE PLAQUETAS EM TUBO CITRATO.

Um TP ou TTPA prolongados podem indicar duas possibilidades: a) deficiência de um ou mais fatores da coagulação necessários para a normalidade do teste; b) presença de inibidor(es) que impede a formação do coágulo medida pelo teste. Em cada uma destas situações o teste de mistura mostrará um comportamento diferente.

O Citrato de Sódio é o anticoagulante utilizado nos exames que avaliam a coagulação e que necessitam do uso do plasma do paciente.

A utilização do tubo de citrato é ampla e pode ser empregada em vários exames laboratoriais. Como hemograma que avalia plaquetas, TAP/KPTT que faz verificaçâo da coagulação sanguínea, que verifica o tempo de coagulação do sangue e o funcionamento do sistema de coagulação.

O tempo de infusão deve ser de 90 a 120 minutos (min), sendo que o tempo de infusão não deve ser superior a 4 horas.