Como contar o primeiro dia de atraso menstrual?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Como calcular se a menstruação está atrasada? Para ver se a menstruação está atrasada é necessário saber como funciona seu ciclo menstrual e qual é a previsão da próxima menstruação. Se não descer no dia esperado, o dia posterior é contado como o primeiro dia do atraso menstrual.

A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas.

O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias). Períodos mais longos não são necessariamente um problema, desde que o ciclo apresente um padrão de regularidade.

Geralmente, o exame pode detectar a gestação após atraso menstrual de 1 a 5 dias.

como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas

  • 1 - dor de cabeça. ...
  • 2 - mudança repentina de humor. ...
  • 3 - inchaço nos seios e retenção de líquido. ...
  • 4 - aparecimento de espinhas. ...
  • 5 - cólica e seus efeitos colaterais. ...
  • 6 - mudança na cor da secreção natural.

O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e normalmente se apresenta como sangramento vermelho vivo, de intensidade variável. É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Funciona assim: você subtrai três meses e adiciona sete dias à data da última menstruação. O resultado é aproximadamente 280 dias (40 semanas) após o último período menstrual.

O importante é saber que após dez minutos de feito o teste de gravidez, qualquer alteração do resultado deve ser levado como inconclusivo. Seguro mesmo, só até dez minutos, ok?

Lembrando que o hCG começa a ser produzido depois que o embrião se fixa na parede uterina — o que acontece entre 5 e 7 dias após a fertilização do óvulo — e o período menstrual seria correspondente a aproximadamente duas semanas após a ovulação.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Então, de forma direta, sim, existe uma possibilidade de estar grávida quando se sente cólica e a menstruação não desce, mas só um exame pode dar essa certeza. Se você está preocupada com essa possibilidade, faça um teste de farmácia.

Antes da menstruação: Corrimento branco pastoso antes da menstruação é natural, contando que não esteja acompanhado de mau cheiro, ardor ou coceira. Depois da ovulação: O corrimento branco pastoso depois da ovulação, representa o período fértil, por facilitar a chegada de espermatozóides no óvulo.

– é possível ficar grávida antes de começar a menstruar? Sim, é possível, pois o período fértil ocorre antes da menstruação. – é possível engravidar mesmo sendo virgem? Sim, é possível, se o parceiro ejacular muito perto da vagina e a jovem estiver no período fértil.