Como contar o número de pavimentos?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Portanto, tudo que está abaixo do térreo é subsolo (enterrado ou aflorado), e no caso de um térreo no nível da rua, havendo pavimento de garagem acima, estes serão denominados como 1º pavimento, 2º pavimento e assim por diante.

PAVIMENTO - Conjunto de áreas cobertas ou descobertas em uma edificação, situadas entre o plano de um piso e o teto imediatamente superior, admitindo-se um desnível máximo de 1,50m.

O andar no nível do solo ou da rua é chamado de "térreo" (ou seja, não precisa de número; o andar abaixo é chamado de "porão" e o andar acima é chamado de "primeiro") em muitas regiões.

Exemplo típico: pavimento constituído por uma base de brita (brita graduada, macadame) ou por uma base de solo pedregulhoso, revestida por uma camada asfáltica. Pavimento Rígido: De acordo com o Prof. Geraldo Luciano: -São constituídos por camadas que trabalham essencialmente à tração.

Os tipos de pavimentos são divididos da seguinte forma: flexível, semirrígido e rígido. Os pavimentos flexíveis e semirrígidos possuem revestimento a base de materiais betuminosos e os pavimentos rígidos são obtidos com a utilização de concreto.

1. Chão, sobrado. 2. Cada um dos andares de um edifício.

Piso ao nível do solo. Piso de rés-do-chão. Laje de piso que se encontra à cota do terreno.

Os pavimentos podem ser divididos em dois tipos – flexível e rígido. Os pavimentos flexíveis são aqueles compostos por revestimento asfáltico (CAUQ). Já os pavimentos rígidos são aqueles em que o revestimento é constituído por placas de concreto de cimento Portland (PCS).

Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura. A pavimentação apresenta base horizontal composta pela sobreposição de camadas, elevando a durabilidade e contribuindo para o tráfego de veículos e pedestres.

O que não entra na área construída? Se você se pergunta o que não entra na área construída de uma propriedade, a resposta é: toda a área do terreno que não é coberta, como o quintal ou a varanda.

Área construída: Soma da área de todos os pavimentos de uma edificação calculada pelo seu perímetro externo.

Neste caso, o número de pavimentos irá contar porque vai indicar a quantidade máxima de metros quadrados que pode ser construída. Será importante para definir o total de cômodos, áreas ou integrações de uma edificação.

Sobrado é uma casa com dois ou mais pavimentos. Assim, é um tipo de residência que ganha em metragem, mesmo quando construída em um terreno que abrigaria uma única casa. Justamente por isso, é considerada uma construção versátil, pois pode ser erguida tanto em uma área grande quanto em uma menor.

O conhecido como “apartamento Garden” tem se tornado mais comum entre os projetos para essas unidades. Eles são maiores do que as unidades padrão e contam com áreas descobertas que podem ser personalizadas por cada morador.

“Assim, define-se a Área interior útil de pavimento (Au) como o somatório das áreas, medidas em planta pelo perímetro interior, de todos os espaços interiores úteis, pertencentes ao edifício ou fração de habitação.

O asfalto é o material mais utilizado na pavimentação de vias de tráfego, principalmente devido às suas características de flexibilidade e facilidade de execução. Neste tipo de pavimento, diferentemente do pavimento rígido, as cargas são distribuídas nas camadas subjacentes e são suportadas pela fundação.

Há três tipos de pavimentação que podem acabar sendo destinados para uso em vias públicas. São o flexível, semirrígido ou rígido e cada um possui suas características e particularidades que os fazem ser melhor indicados para determinados casos.