Como contar hidrocarbonetos?

Perguntado por: umagalhaes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo. Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHy.

Quando a cadeia é ramificada, a contagem deve considerar a maior quantidade de carbonos em sequência, começando pelo carbono que dará a menor numeração para a ramificação. A contagem correta é a de baixo, que coloca a ramificação na menor numeração.

Assim sendo, o nome do composto, seguindo a ordem alfabética, é 3-terc-butil-4,5,5-trimetil-hept-2-eno.

Exemplos de hidrocarbonetos

  • o metano, ou gás natural, usado em veículos;
  • o propano e o butano, usados em gás de cozinha;
  • o octano, ou gasolina; o etanol, ou álcool etílico, presente em bebidas e perfumes, entre outros produtos;
  • a propanona, ou acetona.

A principal utilização dos hidrocarbonetos é na produção de combustíveis, pois boa parte deles tem bom potencial energético. Por isso, estão presentes na constituição do gás natural, do gás liquefeito de propano (mistura de propano e butano), gasolina, diesel, além de combustível para aviação e navios.

O estado físico dos hidrocarbonetos (em condições normais de temperatura e pressão), assim como o ponto de fusão e ebulição variam conforme a quantidade de carbonos na cadeia. Veja a regra a seguir, que se aplica a hidrocarbonetos de cadeia aberta e fechada. Gasosos: compostos de 1 a 4 carbonos.

Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como, por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

Metano é o menor e mais simples dos hidrocarbonetos, molécula orgânica com apenas um átomo de carbono ligada a quatro hidrogênios.

Os hidrocarbonetos do petróleo compreendem os n-alcanos, isoalcanos, cicloalcanos, e aromáticos. Entre esses os predominantes são os n-alcanos e os alcanos com cadeia ramificada. Esses compostos contém quantidades de carbono que variam de 1 até 78 átomos em alguns tipos de petróleo (Ludwig, 1965).

Qual a fórmula molecular do hidrocarboneto que possui 1/6 em massa de hidrogênio na sua composição? C4H8.

Hidrocarbonetos saturados são hidrocarbonetos cujos átomos de carbono se interligam apenas com ligações simples. São representantes desta categoria os alcanos e os cicloalcanos. Alguns dos alcanos são o metano, o etano, o propano e o butano.

Caso a molécula tenha mais de uma extremidade, isso quer dizer que se trata de uma cadeia ramificada, portanto, a cadeia principal será aquela com o maior número de carbonos lineares contendo todas as insaturações da cadeia (quando for uma molécula insaturada), o restante será ramificação.

Metil: Ramificação com 1 carbono. Etil: Ramificação com 2 carbonos. Repare que a cadeia principal corresponde ao Heptano e os grupos Metil e Etil são grupos substituintes do Hidrogênio.

Alcino com ramificação: 4-metil-pent-2-ino
Saiba mais sobre os Hidrocarbonetos.

Hidrocarbonetos são substâncias que apresentam apenas carbono e hidrogênio em sua composição. Esses compostos podem ser representados genericamente por CxHy e, em sua nomenclatura, levam o sufixo o.

A nomenclatura de radicais orgânicos saturados é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de carbonos seguido do sufixo “il” ou “ila”. Conforme explicado no texto Radicais Livres, os radicais orgânicos são agrupamentos de átomos que possuem elétrons livres.

Alcanos

Alcanos são hidrocarbonetos saturados de cadeia aberta de fórmula geral CnH2n+2. São obtidos do petróleo e gás natural, tendo grande uso como fontes de energia.