Como Contar dia útil?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Dias úteis são todos aqueles onde o trabalho não está suspenso, com o funcionamento normal dos estabelecimentos de bens e serviços. Normalmente, este período abrange de segunda a sexta-feira. No entanto, dependendo das circunstâncias, o sábado também pode ser considerado um dia útil.

Unidade de tempo com a duração de 24 horas.

Na maioria dos países, os dias úteis que compõem a semana de trabalho são segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. Eles não incluem finais de semana (sábado ou domingo) ou feriados.

O que significa dia útil? Dias úteis são os dias da semana em que o trabalho não está suspenso. Ou seja: segunda, terça, quarta, quinta e sexta.

O sábado é considerado dia útil para fins de pagamento de salário, conforme estabelece a legislação trabalhista brasileira, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O prazo pode se estender se o fornecedor não tiver expediente: a contagem do prazo de 07 dias inicia-se do dia posterior à contratação ou recebimento do produto, não sendo interrompida nos finais de semana ou feriados.

Ou seja, se você pagar numa segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira. Lembrando que são 3 dias úteis. Finais de semana e feriados não contam. Vale lembrar que este é o prazo máximo de reconhecimento – ou seja, a validação desse pagamento pode ocorrer antes do fim dos 3 dias úteis.

Eline Abreu há 1 ano
Dias úteis são de segunda à sexta-feira, exceto os feriados que caem na semana. Dia 31 é o último dia útil do mês se cair em dia de semana e não for feriado, como exemplo janeiro desse ano.

Banco do Brasil: de 7:30 às 17h. Caixa Econômica Federal: de 7 às 17h. Bradesco: de 6:30 às 17h. Itaú: de 8 às 17h.

O quinto dia útil do mês é a data em que a maioria dos trabalhadores brasileiros recebem seus pagamentos. Sendo assim, para a contagem dos dias úteis, deve-se levar em conta os dias compreendidos entre segunda e sábado. Os únicos a não entrar nessa contagem são os domingos e feriados.

O salário do funcionário deve ser pago até o quinto dia útil do mês, conforme dispõe o artigo 459 da CLT, em seu parágrafo primeiro: “Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido”.

No mundo ocidental, sábados e domingos não são contados como dias úteis.

Súmula 381: “O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º.”

A contagem deve ser feita de segunda à sábado. Não é computado na contagem domingo e feriado. Sábado é dia útil! Portanto, O sábado é considerado como dia útil para a contagem do prazo do 5º dia para fins de pagamento do salário.

Uma semana de trabalho de 4 dias úteis é uma configuração em que os funcionários trabalham apenas 4 dias por semana, em vez dos 5 típicos. É diferente do short friday, onde o que se tem é a redução da jornada trabalhada apenas na sexta-feira.

Isso porque, para os trabalhadores mensalistas — que recebem o salário uma vez por mês — o cálculo de pagamento do salário considera 30 dias, e não 31.

Em relação ao prazo do pagamento, a lei determina que o salário deva estar à disposição do trabalhador até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido ou outro prazo mais favorável negociado em acordo, convenção ou dissídio coletivo, como, por exemplo, nos casos de adiantamento quinzenal.

O que acontece quando o 5º dia útil cai no sábado? Quando o 5º dia útil cai em um sábado, o empregador deve realizar o pagamento do seu salário normalmente, no mesmo dia, ou de maneira antecipada, na sexta-feira.