Como contar as sílabas poéticas de um poema?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado. A última sílaba tônica de cada verso são as que estão em negrito, portanto a contagem não pode passar delas, como consta entre parênteses.

Heptassílabo ou redondilha maior: verso de sete sílabas.

Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores. Esse recurso foi muito utilizado no Trovadorismo, para a produção de Cantigas Medievais e no Humanismo, influenciando muito a produção do teatro vicentino. já/ não/ quer/ que/ vi/va.

O soneto italiano é composto por dois quartetos (estrofe de quatro versos) seguidos de dois tercetos (estrofes de três versos). Já os tipos de versos mais comuns em sonetos são os decassílabos (dez sílabas poéticas) e os alexandrinos (12 sílabas poéticas). Assim, esse tipo de poema encerra uma reflexão em 14 versos.

A diferença é que as sílabas gramaticais seguem a divisão silábica gramatical tradicional, enquanto as sílabas poéticas seguem a sonoridade, o que pode gerar união de duas sílabas gramaticais formando uma só sílaba sonora.

De facto, a palavra poesia tem quatro sílabas, e a sua divisão é feita da forma como indica — po-e-si-a (cf. Dicionário da divisão silábica) —, recaindo o acento tónico na penúltima sílaba (assinalada pelo sublinhado), razão pela qual é uma palavra grave ou paroxítona.

Verso e Tipos de Versos
De acordo com a separação de sílabas poéticas ou métrica (escansão), o verso é classificado em: Monossílabo: uma sílaba poética. Dissílabo: duas sílabas poéticas. Trissílabo: três sílabas poéticas.

As sílabas têm as vogais em sua base e são divididas de acordo com os fonemas pronunciados em uma única emissão sonora. Como sabemos, as sílabas são fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz e também que a base das sílabas da língua portuguesa são as vogais: a - e - i - o - u.

Poeta: *po-e-ta.

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe).

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

Alguns poemas de forma fixa muito utilizados pelos poetas são: Soneto: formado por 14 versos, sendo que dois deles são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois são tercetos (conjunto de três versos). Trova: formado por uma estrofe com quatro versos heptassílabos (com 7 sílabas poéticas).

Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos.