Como contar a missa de sétimo dia de falecimento?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

A missa de sétimo dia - que deve ser celebrada sete dias depois contados à partir da morte - é considerada uma das melhores formas que os familiares e amigos do falecido dispõem para se unirem em oração pelo descanso eterno de seu ente querido, pois nela se celebra o sacrifício de Cristo por toda a humanidade.

Essa cerimônia consiste em uma oração, que tem como objetivo encaminhar a alma do falecido para o descanso eterno na luz. Resumindo, todas as orações, missas e homenagens póstumas objetivam pedir a Deus paz e salvação para as almas.

Em sete dias, Deus concluiu a sua criação e descansou. Por isso, o número 7 significa a perfeição de Deus e também que no sétimo dia, aqueles que passam pela morte, encontram o seu descanso em Deus após concluíram a obra da vida.

08 (oito) dias seguidos remunerados, a contar do falecimento, para pai, mãe, cônjuge, companheiro, padrasto, madrasta, filhos e irmãos. 03 (três) dias seguidos remunerados, a contar do falecimento, para sogro, sogra, avós, netos, tios, sobrinhos, cunhados e primos de 1º grau. – Celetistas (CLT):

Em que dias podem ou não podem celebrar-se essas Missas com as suas orações e leituras próprias? a) a Missa exequial pode celebrar-se todos os dias, excepto nas solenidades de preceito, na Quinta-Feira da Semana Santa, no Tríduo Pascal e nos domingos do Advento, Quaresma e Tempo Pascal.

Por todos nós aqui reunidos, a fim de que a morte de todos nós seja o final de uma vida santificada e o início de uma eternidade feliz. Rezemos ao Senhor T. Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e e brilhe para ele a Vossa Luz! A Ti meu Deus, elevo meu coração, Elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz.

Quarenta minutos deve durar a Missa inteira e a homilia não mais de oito minutos”. Não é a primeira vez que o Papa Francisco se refere à duração da homilia. Em uma Audiência Geral em fevereiro deste ano, o Santo Padre pediu aos sacerdotes que “a homilia seja breve, mas que esteja bem preparada.

A missa do sétimo dia, mais comum no catolicismo, é um momento de reunir os familiares e amigos para orar pelo o ente querido que se foi. Dessa forma, acaba sendo uma forma de fazer a homenagem póstuma e então relembrar um pouco a memória de cada um dos belos momentos juntos.

preto

“Não existe mais uma roupa apropriada, como até existiu há pouco tempo atrás que as pessoas quando iam a um enterro ou em uma missa de sétimo dia, elas usavam o preto, todo mundo se vestia de preto.

Entenda o significado da missa de sétimo dia
O número 7 na Bíblia é igual à perfeição, que é Deus. Em apenas sete dias, ele concluiu toda a Criação e, depois, descansou. Então, quando ocorre a passagem da vida na Terra para a vida eterna, a missa de sétimo dia faz memória daqueles que descansam em Deus.

"Deus, nosso Pai, ouve as nossas preces, sede misericordioso para com todos os vossos filhos que chamastes deste mundo. Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz! Que encontrem em vosso olhar o perdão que sempre suplicaram. Não permitas que sofram aqueles que creram em vós.

Nessas 24 horas, o corpo costuma ser preservado em refrigeradores, dentro do necrotério. Dessa forma, é possível se despedir dos entes queridos com o caixão aberto, durante o enterro.

24 horas

O tempo normal de velório permitido e regulamentado pela ANVISA(Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), é de até 24 horas após o falecimento, isto sem a necessidade de aplicação de tanatopraxia.

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Licença nojo para servidores públicos
8 dias corridos (excluindo o dia do óbito, caso o servidor compareça ao trabalho) no caso de falecimento de cônjuge ou companheiro(a), filhos (inclusive natimorto), menores sob guarda ou tutela, pais e irmãos.

Se a pessoa falecer em um dia de semana antes de começar o expediente, aquele dia entra na conta das faltas. O prazo de dois dias pode ser maior, dependendo da convenção coletiva da categoria. Passados os dois dias, retornando ao labor, o empregado deve apresentar à empresa um documento que comprove o óbito.

Pela lei, o falecimento de um tio, primo ou mesmo cunhado não dá direito à licença de dois dias do trabalho, prevista no artigo 473 da CLT. O texto da norma autoriza o abono obrigatório da falta apenas aqueles parentes que são de linha direta, como pai, filho, avós, netos, cônjuge e dependentes.

Para solicitar uma missa de sétimo dia é preciso pagar? As missas de sétimo dia não costumam ser cobradas, e inclusive essa é uma orientação para as igrejas vinda do próprio Papa Francisco.

O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo.

Catolicismo. Os católicos costumam realizar o velório e o enterro logo em seguida, tentando fazer tudo dentro de 24 após a morte. Quando possível, os católicos também preferem fazer o velório com o caixão aberto para que os familiares interajam com o corpo e se despeçam.

Intenção de Missas
Escreva o que deseja colocar na intenção da Santa Missa: Falecimento, Ação de Graças (aniversário, bodas..) ou Pedido pela Saúde de alguém. No caso de falecimento, apenas serão lidos durante a missa falecimentos (7º dia, 1 mês e 1 ano).