Como consumir coalhada?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O que é bom para comer com coalhada? A coalhada pode ser a atração principal dos preparos ou emprestar seu sabor e cremosidade a diversas receitas. Fica uma delícia no pão sírio, no macarrão, quibe recheado, em saladas, sanduíches ou para “dipar” os seus snacks favoritos.

O consumo regular de coalhada trás os seguintes benefícios para a saúde: Melhorar a saúde intestinal, por conter bactérias boas e que melhoram a flora intestinal; Ajudar a ganhar massa muscular, por ser rica em proteínas; Ajudar a prevenir e combater gastrite causada por H.

Segundo Andrezza Botelho, o ideal é consumir na ceia ou antes de dormir, pois nesse horário acontece o pico do hormônio PTH, responsável pelo transporte do cálcio para os ossos.

A consistência da coalhada deve ser pastosa ou semicremosa, o que a torna um produto diferenciado, saudável e saboroso, perfeito quando consumido puro, condimentado com ervas, ou ainda em vitaminas com frutas.

Rica em cálcio e fósforo, outro benefício da coalhada é ajudar a promover o crescimento dos ossos e fortalecimento dos dentes. Ajuda a evitar doenças como artrite e osteoporose e também auxilia na manutenção dos dentes!

Os especialistas recomendam que iogurte e coalhada sejam incluídos no café da manhã ou no período da noite como parte da ceia.

"A coalhada tem maior disponibilidade de proteínas e de vitaminas do complexo B e permite uma maior absorção de cálcio, sendo mais fácil de digerir do que o leite e até mesmo do que o iogurte", afirma Pastore.

O soro do leite obtido em casa deve ser armazenado na geladeira e pode ser adicionado em preparações como vitaminas, sopas e panquecas. Nas sopas, deve-se adicionar 1/3 de soro para cada 2/3 de água.

7 dias

Sua coalhada pode ser guardada na geladeira por 7 dias. Se quiser conservá-la por mais tempo, cubra-a com azeite (importante: o azeite costuma endurecer um pouco na geladeira, mas depois ele volta ao estado líquido normalmente).

"Aposte também nos leites e derivados desnatados, como iogurte ou coalhada, queijos (ricota, minas fresco, cream cheese, creme de ricota, cottage, requeijão - todos eles lights). Deve-se usar óleo vegetal em pouca quantidade, como os de canola, oliva, girassol, milho ou soja - mas lembre-se de evitar as frituras.

Você sabia que a coalhada também faz bem para a saúde do coração? Isso ocorre pelo seguinte motivo: ao engrossar as artérias carótidas ela impede a formação do colesterol na região - e, consequentemente, os problemas que vêm junto com ele, como a pressão arterial alta e os riscos de AVC, por exemplo.

Você pode incluir a coalhada no seu dia a dia, a fim de aumentar a quantidade de proteínas na dieta, ou de aproveitar os outros benefícios que o alimento pode trazer. Por isso, uma dica é misturar a coalhada com frutas, mel, aveia ou outros complementos, para diversificar o sabor e torná-la ainda mais nutritiva.

Se você não estiver querendo perder peso, você pode consumir a coalhada feita a partir do leite integral. Mas, se o seu objetivo é emagrecer, a coalhada light pode ser uma opção melhor. Assim, você pode consumir a coalhada como um lanche ou mesmo em um café da manhã caprichado.

A coalhada é conhecida principalmente pelo seu sabor azedinho e a sua textura de leite talhado, que são obtidos a partir da fermentação do leite.

Como fazer Coalhada com ovo e carne
Refogar a carne e cozinha na pressão,coloque a coalhada,alho frito e os ovos.

Em relação a produção, a diferença é: enquanto a coalhada utiliza bactérias mesofílicas para a coagulação e fermentação do leite, o iogurte é feito com bactérias termofílicas, sendo os lactobacilos os mais populares.

Visualmente, o Kefir parece um aglomerado de bolinhas brancas, que pode lembrar também uma coalhada – por conta de sua cor e aroma. Ele, entretanto, é considerado um alimento muito mais poderoso do que iogurtes e coalhadas por ser uma fonte ainda mais rica de probióticos para a nossa saúde.

Ao terminar a validade do leite, ele coalha porque o ambiente interno torna-se propício para a proliferação de bactérias. Elas fazem com que o açúcar da lactose natural se transforme em ácido lático, azedando e coalhando o leite. Esse coalho não deve ser consumido, pois faz mal à saúde!

Você pode consumir coalhada pela manhã se quiser uma rotina alimentar mais leve e saudável. Reserve o leite em um refratário em repouso pelo menos de um dia para o outro. Essa delícia básica e prática de fazer fica bastante cremosa e é excelente para comer junto com um pouquinho de mel.

O constituinte do leite envolvido com a coagulação é a proteína, a caseína do leite. Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”.