Como consultar veículo com placa de duas letras?

Perguntado por: lfurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Caso o veículo ainda seja no estilo de placa amarela, com duas letras, não será possível realizar sua consulta conosco. A busca de placa antigas, não pode ser realizada de forma digital. Necessitando ir até o DETRAN para obter dados do veículo.

Dar acesso aos dados do proprietário de um veículo a terceiros, sem que tenha sido apresentado um pedido judicial, é considerado quebra de sigilo, que é um crime! Sendo assim, não é possível consultar proprietário de veículo pela placa. Então, desconfie de empresas que querem te vender esse tipo de informação!

São informações detalhadas sobre débitos (IPVA, licenciamento, seguro DPVAT...) e multas pendentes, que estão registradas no Detran de emplacamento do veículo consultado. Além de consultar essas informações, é possível parcelar todos os débitos e multas pendentes em até 12x no cartão de crédito.

Pelo aplicativo Sinesp Cidadão

  1. Faça o download do aplicativo;
  2. Entre com o seu login da plataforma gov.br, utilizando CPF e senha individual;
  3. Na página principal, entre em “Veículos”;
  4. Informe a placa que deseja consultar. É possível alterar para o padrão Mercosul selecionando a opção;
  5. Clique em “Buscar Veículo”.

Carteira Digital Serasa centraliza débitos dos veículos
O serviço permite fazer a consulta gratuita dos débitos veiculares e realizar os pagamentos pela Carteira Digital, de forma online. É possível consultar todos os débitos apenas pela placa do veículo, sem a necessidade do Renavam.

  1. acesse www.detran.uf.gov.br. A UF é a Unidade Federativa, ou seja, o estado em que você reside. ...
  2. procure dentro do site do Detran por uma aba de “Consulta ao veículo”. ...
  3. digite os dados solicitados que normalmente são a placa e o RENAVAM do veículo;
  4. pronto!

Verifique o registro de furto e roubo
No “Registro de furto e roubo do veículo”, você pode verificar placa de veículo roubado. É possível fazer essa consulta tanto pelo site como pelo aplicativo do Detran, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Para isso, basta inserir o número da placa do carro.

Para descobrir o RENAVAM, podemos utilizar apenas as letras e números da placa do carro e buscar diretamente pelos site do Detran do estado em que o automóvel está registrado ou pela página do DENATRAN.

Você compreendeu que para saber se um veículo é de leilão, deve checar a procedência por meio de empresas especializadas e cadastradas no Detran. Além disso, é importante consultar o histórico do veículo para saber se existem pendências.

Quem está atento aos veículos de modo geral, já percebeu que cada estado ou região do país possui as iniciais (letras) de placas de identificação bem específicas. Por exemplo, o Paraná começa geralmente pela letra A, enquanto o L impera no Rio de Janeiro.

A placa/O fogão exibe a mensagem L. Indica que o bloqueio de segurança para crianças está ativado.

Portanto, uma placa ABC 1234 passa a ser ABC 1C34 – o número dois é trocado pela letra C.

Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente. Na prática, por exemplo, isso ocorre no caso do número 1 sendo substituído pela letra B.

O jeito mais simples é procurar a Delegacia de Delitos de Trânsito do seu estado e registrar um boletim de ocorrência, informando o ocorrido e a placa do veículo. Com a cópia do boletim de ocorrência em mãos, dirija-se ao Detran do seu estado e solicite a certidão de propriedade do veículo.

Existem algumas possibilidades para consultar um automóvel pelo CPF ou CNPJ: nos sites do Denatran e do Detran do seu estado, ou diretamente com uma empresa especializada em consultas veiculares, como a AutoList, que oferece resultados mais completos.

É muito simples encontrar número do RENAVAM do veículo, basta que o proprietário do veículo observe o CRV (Certificado de Registro de Veículo) e o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento). Nos dois documentos, o código aparece logo acima do campo “Nome”, sendo facilmente visualizado.