Como consultar precatório pelo CPF SP?

Perguntado por: uassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

É possível consultar se alguma pessoa possui um precatório, ou algum processo que possa gerar o crédito. Para isso, deve-se pesquisar o nome da pessoa nos endereços eletrônicos dos Tribunais (TJ se a carreira for municipal ou estadual e TRF se a carreira for federal).

É muito simples consultar precatórios, para buscar as informações por conta própria, basta acessar o site do Tribunal responsável pelo processo. Nas plataformas de cada um, através de consulta online, é possível verificar o status do processo, a lista e ordem de pagamento, além do valor inicial a ser recebido.

Como posso consultar a posição em que ele se encontra na lista? Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

Tenho um processo e quero saber quando vou receber o meu precatório? R. A data de pagamento do precatório será definida a partir da sua apresentação no tribunal pela Vara de Origem. É possível acompanhar a chegada por meio da consulta existente no portal de precatórios, acessível em: http://rpvprecatorio.trf5.jus.br/.

A Diretoria de Execuções de Precatórios e Cálculos (Depre) do Tribunal de Justiça de São Paulo disponibilizou mais de R$ 12,2 bilhões de reais para pagamentos de precatórios em 2022. A quantia é 52% maior quando comparada a 2021 (R$ 8 bilhões).

A solicitação de ofício requisitório deverá ser realizada exclusivamente por PETICIONAMENTO ELETRÔNICO, através do portal e-SAJ, independente do formato da tramitação do processo principal (digital ou em papel).

30 meses

Assim, em regra, um precatório deveria demorar de 6 a 30 meses para ser pago, dependendo da data da sua inscrição.

A maior parte deste valor é destinada aos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Precatórios são dívidas judiciais acima de 60 salários mínimos. O montante liberado anualmente envolve o pagamento de verba a aposentados e pensionistas da Previdência Social e também a servidores.

Para consultar a lista de beneficiários que receberão os precatórios de 2022, é preciso acessar o site do da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), clicar em “LOA 2022 precatórios” e selecionar o tribunal responsável pela ação.

Nos sites dos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais é possível tirar essas dúvidas. Eles possuem listas gerais para ver “em que pé” está a situação. Assim pode ser feita a consulta de pagamentos de Precatórios, se houve antecipação ou se não houve nenhuma movimentação.

É possível consultar precatório pelo número do CPF ou CNPJ do beneficiário, ou ainda, pelo número do processo, caso você o possua. Basta acessar a página inicial do TRF3 e clicar em “Requisições de pagamento”. Após isso, digite o código de verificação que irá aparecer e pronto!

Dessa forma, em 2023 o limite disponibilizado ao TRF4 será suficiente para o pagamento dos valores em três possibilidades. Assim, são elas: Precatórios alimentares de 2022 com preferência por idade e limite máximo de 180 salários mínimos por beneficiário: Beneficiários com mais de 60 anos completos em 20/05/2023);

Resposta: Informações sobre pagamento de precatórios ou RPVs podem ser consultadas na página Precatórios, do TRF2, clicando no link Consulta ao público.

A 2ª parcela de 2023 e a 3ª parcela serão depositadas em 2024 e 2025, nesta ordem. A Diretoria de Precatórios do TRF5 informa que os precatórios das propostas de 2022 e 2023 não pagos ou com saldo a pagar terão o indicativo de “previsão 2024” na movimentação processual.

Para pesquisar Precatório ou RPV utilize uma das seguintes opções: nome ou CPF da parte, nome ou OAB do advogado, número do processo originário ou de execução. Este serviço tem caráter meramente informativo, portanto, SEM cunho oficial.

Os Precatórios e RPVs de federais podem ser consultados no site do TRF3 ou nos sites da JF estaduais. Basta acessar o portal do TRF3 clicando aqui ou digitando em seu navegador o endereço http://www.trf3.jus.br/. A consulta pode ser realizada pelo número do CPF/CNPJ, ou anda pelo número do processo originário.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) informa que o pagamento de parte dos precatórios de natureza alimentar inicialmente previstos para 2022, devidos pela União Federal, suas autarquias e fundações públicas, estará disponível para saque pelos beneficiários a partir do dia 31 de agosto de 2022.

A venda de precatórios estaduais ocorre da mesma forma que acontece com os federais. Ou seja, após a ação se tornar um título público, o beneficiário pode procurar um banco ou empresa que compra precatórios e receber uma proposta de antecipação.