Como consultar placa de veículo do Paraguai?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

O primeiro passo é clicar aqui e apontar a câmera do seu celular para o QR code e baixar o app do Gringo, ou digitar Gringo na PlayStore ou AppStore, que vai ser o primeiro aplicativo a aparecer, com mais de um milhão de dowloads. Depois de baixar, você se cadastra com os seus dados e os dados da placa do veículo.

Uma dúvida frequente é se é possível consultar os dados do proprietário do veículo pela placa. A resposta é não! Justamente por questões de segurança, esse processo não pode ser feito por nenhum portal ou aplicativo. Você não pode realizar consultas pelo nome e/ou CPF do proprietário do automóvel.

Como Consultar Placa de Veículo Grátis: Faça Agora Mesmo!

  1. acesse www.detran.uf.gov.br. A UF é a Unidade Federativa, ou seja, o estado em que você reside. ...
  2. procure dentro do site do Detran por uma aba de “Consulta ao veículo”. ...
  3. digite os dados solicitados que normalmente são a placa e o RENAVAM do veículo;
  4. pronto!

Consultar Placa Mercosul pelo QR-code

  1. Acesse o site do portal de serviços do DENATRAN;
  2. Clique na opção “Consultar Placa Veicular”;
  3. Digite o número de série gerado ao fazer a leitura do QR-code com a câmera do celular e também a placa do veículo.

Então, aqui vai uma dica muito importante: baixe o app Vio, escaneie o QR Code do seu carro e veja se consegue acessar todas as informações descritas acima. Caso não consiga, muito provavelmente sua placa não foi validada e você nem sabe.

A Receita Federal tem monitorado os brasileiros que circulam constantemente com carros de placas paraguaias. Conforme a lei em vigor, mesmo que o dono do veículo trabalhe ou tenha empresas no país vizinho, ele não pode ter um carro emplacado lá.

São características comuns da placa os seguintes elementos: fundo branco com caracteres pretos, na parte superior, uma faixa azul com o emblema MERCOSUL, o nome e a bandeira de cada país do bloco.

Não. A nossa legislação proíbe que um cidadão brasileiro compre um automóvel no exterior e dirija ele normalmente no território nacional sem que passe pelo processo formal de importação.

Consiste na consulta online a dados de veículo na base RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), que é um sistema que tem como principal finalidade armazenar os dados dos veículos que circulam no país. O RENAVAM armazena todo o histórico do veículo.

Acessando o Portal de Serviços do DENATRAN, é possível consultar a situação do veículo com o código Renavam e a placa. Antes disso, no entanto, é necessário fazer um cadastro inserindo o CPF e criando uma senha.

Verifique o registro de furto e roubo
No “Registro de furto e roubo do veículo”, você pode verificar placa de veículo roubado. É possível fazer essa consulta tanto pelo site como pelo aplicativo do Detran, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Para isso, basta inserir o número da placa do carro.

Saiba como identificar uma placa falsa
O QR Code estampado, a marca d'agua com a identificação do Mercosul, a bandeira do Brasil estampada no lado superior direito e nas letras e números a estampa com a palavra Mercosul.

De acordo com o Detran, há duas formas possíveis de clonagem de veículos, estejam eles equipados com placas padrão Mercosul ou antigas. O primeiro é quando o veículo dublê é 100% igual ao original — cor, modelo, etc. O segundo tipo envolve a clonagem apenas da placa em si.

O QR Code das Placas Mercosul apresenta, para os cidadãos comuns, informações genéricas sobre o automóvel, como ano de fabricação e registros das empresas responsáveis por emplacá-lo.

Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente. Na prática, por exemplo, isso ocorre no caso do número 1 sendo substituído pela letra B.

Os documentos que você precisa apresentar são esses:
Comprovação de entrada e permanência legal no Brasil; Carteira de Habilitação traduzida por um tradutor público juramentado ou pelo consulado do país de origem; Comprovante de residência (original e cópia) emitido com no máximo três meses de antecedência.

Consultar online suas infrações de trânsito

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. ...
  2. Realizar consulta.

Segundo a legislação nacional, os veículos com placas estrangeiras podem rodar no país, contanto que os donos residam no país de origem do veículo.