Como consultar o informe de rendimentos?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O Informe de Rendimentos de 2022 pode ser consultado de maneira prática pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iPhone (iOS). O documento é necessário para quem precisa declarar imposto de renda em 2023 - que, neste ano, deve ser entregue até 31 de maio.

Uma opção rápida e prática de comprovante de renda para autônomo é o extrato bancário. O extrato nem sempre é aceito em algumas instituições e, geralmente, o documento deve apresentar as movimentações de pelo menos 3 meses. Portanto, confira antecipadamente se esse documento é aceito.

2) Hora de baixar

  1. Faça o login na Área do Cliente com seu CPF e senha;
  2. Abra o certificado clicando em "Mais detalhes"(*);
  3. No menu lateral, clique na opção "Imposto de Renda";
  4. Escolha o ano do informe de rendimentos que deseja obter;
  5. Selecione como deseja receber o documento: baixar PDF ou enviar por e-mail.

O informe de rendimentos deve ser emitido pela fonte pagadora e ser entregue ao contribuinte, em tempo suficiente para que ele consiga formular a sua declaração de Imposto de Renda. Logo, o prazo para emissão do documento deve ser até o último dia útil do mês de fevereiro do ano-exercício.

O empregador ou o banco que não fornecer os comprovantes dentro do prazo ou disponibilizar com erros estarão sujeitos a pagamento de multa. A Receita pode multar a instituição que não enviar os informes em valor equivalente a R$ 41,43 por documento, mas o funcionário ou correntista lesado precisa se manifestar.

O informe de rendimentos, além de ser um comprovante dos rendimentos recebidos ao longo de um ano-calendário, ou seja, um resumo dos ganhos do ano anterior, possui alguns pontos importantes relacionados a ele, como rendimentos isentos, prazo de envio e informações adicionais.

Afinal, como saber se precisa declarar Imposto de Renda em 2023? A maneira mais fácil de como saber se precisa declarar Imposto de Renda é através do e-CAC. Através dessa Central Virtual é possível verificar se há pendências ou não com a Receita Federal, tanto como Pessoa física, como MEI e Pessoa Jurídica.

Utilize o sistema Consultar restituição IRPF para consultar a situação da sua restituição. Para ter informações mais detalhadas sobre o processamento da sua declaração, utilize o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para celulares e tablets.

Para realizar a consulta aos rendimentos informados por fontes pagadoras acesse o Portal e-CAC, com o uso do código de acesso ou da conta gov.br, na opção "Declarações e Demonstrativos", serviço: "Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras".

Você pode obter seu extrato bancário entrando no app ou internet banking da instituição financeira. Também pode obter uma cópia da Declaração do Imposto de Renda pelo sistema e-Cac ou aplicativo do IR, ou da DASN, por meio do portal do Empreendedor.

Renda familiar per capita
A diferença vai ser dividir a soma pelo número de pessoas. No caso do exemplo, é preciso fazer a divisão por quatro membros (você, pai, mãe e avó/avô) e encontrar o número que sai desse cálculo.

video_content

Os informes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda 2023 devem ser entregues até terça-feira (28). Empresas, bancos e corretoras de valores são obrigados a enviarem o documento aos seus funcionários e clientes.

O prazo para as empresas e empregadores entregarem o informe de rendimentos a seus empregados e a DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) para a Receita Federal acaba em 28 de fevereiro às 23h59min59s.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda? De acordo com a Receita Federal é obrigatória a declaração de todos os contribuintes que tiveram rendimento anual superior ao teto de 28.559,70 reais, em média de 2.379,98 reais por mês, incluindo salário e rendas extras.