Como consultar multa ANTT?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os valores dos débitos poderão ser solicitados, mediante registro na ouvidoria da Agência, única e exclusivamente ao interessado e/ou representante legal, pelo fone: 0800 61 0300 / 166 ou no e-mail ouvidoria@antt.gov.br.

Informamos que os boletos referentes aos débitos não inscritos em Dívida Ativa estão disponíveis no site da Agência, na Área do Autuado, conforme instruções anexas.

Logado na ÁREA DO AUTUADO, o interessado deve acessar a aba PARCELAMENTO e em seguida clicar em SOLICITAR PARCELAMENTO. O Requerimento de Parcelamento assinado deve ser encaminhado acompanhado da documentação exigida, pelo próprio sistema eletrônico (ÁREA DO AUTUADO), ou via Correios.

Como saber se o caminhão tem ANTT? Essa informação também é encontrada no site da ANTT, com o RNTRC, procurando a opção “Por Veículo” e inserindo o CNPJ da empresa e a placa do veículo. É possível, ainda, buscar pelo transportador, pela localidade ou por veículo.

A primeira forma de saber se você levou multa ou não é por meio do site do Detran do seu estado. O endereço na internet é sempre padrão, e a única alteração é a sigla do estado em que o carro estiver registrado. Se o carro for de São Paulo, por exemplo, o endereço será: detran.sp.gov.br.

Essas penalidades podem ser pontos na CNH, suspensão do direito de dirigir e até o cancelamento de seu registro, no caso de multa ANTT. Mas, claro, mesmo nesses casos, existe a possibilidade de defesa.

1 - Acesse o site de Consulta Pública de Transportadores da ANTT, pelo endereço: https://consultapublica.antt.gov.br/Site/ConsultaRNTRC.aspx/ConsultaPublica/ 2 - Selecione o tipo de consulta, preencha o CPF/CNPJ do transportador, marque a opção "Não sou um robô". Clique em Consultar.

O cadastro e a atualização cadastral no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) podem ser feitos de duas maneiras: acessando, gratuitamente, o RNTRC Digital ou comparecendo a um ponto credenciado para o atendimento da categoria do transportador (TAC, ETC ou CTC).

Para realizar o pagamento as sociedades empresárias deverão imprimir o boleto disponível no site da ANTT, na opção Passageiros->Taxa de Fiscalização->Sistema de Taxa de Fiscalização, utilizando o login e senha do SISAUT e/ou SGP, e realizar o pagamento junto às instituições bancárias até a data de vencimento.

Para renovar seu cadastro da ANTT, é necessário que ele já esteja vencido, você pode verificar clicando aqui e informando seu CPF ou CNPJ. Também é necessário o envio das fotos dos documentos pelo site. Veja o quadro de Documentação Necessária ao lado.

Meios de pagamento aceitos:
Pagamento pelo APP do banco. Pagamento presencial (agência). Pagamento apenas pela internet (internet banking). No banco, na opção de "Pagamento de multa", você poderá escolher uma multa específica para pagar.

Após o débito ser inscrito em Dívida Ativa, o DetranRS poderá encaminhar o débito para Cobrança Cartorial, onde não havendo o seu pagamento, o devedor terá o débito protestado no Cartório. O proposto cartorial gera restrições de crédito, bem como ter seu CPF/CNPJ inscrito no SPC e/ou Serasa.

Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Emitir Guia de Pagamento" > "Emitir DARF/DAS parcial ou integral". Em seguida, informe o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.

Como pagar multas da ANTT
O pagamento pode ser feito mediante aos boletos referentes as infrações. Para facilitar o processo, basta informar a placa de seu veículo e pagar seus débitos mesmo que suas multas estejam vencidas.

A data de vencimento do registro está vinculada ao final da placa dos veículos cadastrados. Para saber a data limite para solicitar o recadastramento no RNTRC, o transportador deverá verificar a validade de seu certificado na Consulta Pública de Transportador.

GOV.BR - Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) não terá mais validade de 5 anos. Conforme Resolução ANTT nº. 5982, de 23 de junho de 2022, a partir de hoje, 01 de setembro de 2022, o registro passará a ter validade indeterminada.