Como consultar Habite-se pela internet?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Para quem quer consultar o Habite-se online, o primeiro passo é verificar junto à sua prefeitura se o portal oficiais oferece essa possibilidade. No geral, o serviço está disponível em municípios que também possuem a emissão online do alvará de construção.

A Certidão de Conformidade emitida pela Prefeitura Local !

Todo imóvel precisa de um documento para ser regularizado: o Habite-se. Ele indica que a construção foi feita de acordo com as exigências legais. Por isso, é emitido pela prefeitura. Mais do que uma burocracia, essa é uma segurança para que você não tenha problemas posteriores.

Após a conclusão do processo, para ter acesso a cópia do projeto ou segunda via do habite-se, acesse seu SAEPRO, clique em “Projetos” > ”Impressão”... ... > “Outros documentos”, para acesso a cópia de projeto; ...> “Outras certidões”, para acesso a cópia da segunda via de habite-se.

Para consultar a matrícula de imóvel online, você pode realizar uma pesquisa no site Registradores. No portal, você deverá criar um login de usuário e senha para conseguir ter acesso às informações. Em seguida, identificar o Cartório de Registro de Imóvel competente, cidade ou estado e número da matrícula do imóvel.

Sem habite-se, a prefeitura poderá aplicar multas aos moradores. Afinal, a ausência desse atestado é uma infração legal, e além da multa a prefeitura pode exigir até mesmo a demolição total ou parcial da construção.

30 dias

O intervalo de tempo entre a solicitação e a emissão do habite-se é mais um fator que também varia em cada cidade. Em média, esse documento costuma ser aprovado entre 10 e 30 dias a partir da data de requisição.

Para vincular o alvará à inscrição da obra no CNO, o alvará deverá ter sido transmitido à Receita Federal pelas Prefeituras a partir de 11/02/2021. Somente poderá ser vinculado um único alvará para cada inscrição no CNO. Os habite-se, por sua vez, poderão ser vinculados à aferição da obra realizada no Sero.

A certidão ficará disponível para emissão pela Internet após concluir os procedimentos de regularização da obra. Para emitir a certidão é necessário informar o número de aferição, composto pelo número de inscrição no Cadastro Nacional de Obra (CNO) seguido do número de ordem da aferição, informado pelo Sero.

A partir disso, fica evidente que, após emitido, o habite-se é documento sem prazo de validade, sendo necessária sua renovação apenas em casos de alteração estrutural do imóvel, a fim de atestar a regularidade desse novo projeto.

Regularização Imobiliária Como saber se meu imóvel está regular ? Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.

Esse valor pode variar bastante, chegando a custar algo entre R$ 1.000 e R$ 7.000.

Segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não pode ser exigido enquanto não houver a concessão do Habite-se. Após a concessão, a cobrança deve ser proporcional.

Desde 2019 decisões proferidas por tribunais estaduais tem afastado a incidência de IPTU sobre imóveis sem habite-se. O entendimento tem se consolidado e agora caminha para uma decisão uniforme dos tribunais superiores.

Caso você tenha adquirido um imóvel e descobriu que ele não possui o documento, será preciso fazer um requerimento junto à Secretaria Municipal de Urbanismo de sua cidade. Com a obra concluída e a documentação exigida apresentada, você deverá solicitar uma vistoria no imóvel para a concessão do habite-se.

Como consultar?

  1. Acesse o site do CEDI - Histórico da Edificação.
  2. Informe o número do contribuinte (SQL - Setor Quadra Lote) sem pontos, vírgulas ou traços e clique em consultar. ...
  3. Em seguida os dados do imóvel e o Histórico da Edificação serão exibidos na tela.

Para regularização do imóvel, é necessário entregar ao Poder Público planta do espaço. Quando a obra tiver sido realizada sem autorização, o cidadão terá que arcar ainda com multa por isso.