Como consultar GFIP de uma empresa?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

O sistema GFIP WEB está disponível na página da Secretaria da Receita Previdenciária no caminho GFIP – GFIP WEB. O acesso é controlado pelo Sistema de Controle de Acesso – SCA. Assim, o servidor que tem acesso ao CNISA tem acesso ao GFIP WEB, automaticamente. Ao clicar sobre GFIP WEB , é aberta a tela a seguir.

GFIP – Solicitar Gfip Pela Internet
Agora as empresas podem solicitar as cópias da GFIP direto pelo e-CAC. As cópias das GFIP vão ficar disponíveis na Caixa postal dentro do e-CAC mesmo. O prazo para envio dessas cópias é de 10 a 30 dias.

São fornecidas pelo Chat RFB as cópias de GFIP, DACON, PER/DCOMP e DMED (para mais de 10 mil beneficiários). Ou solicite pelo atendimento presencial cópias das demais declarações não disponíveis no Chat RFB. Se optar pelo atendimento presencial, consulte a unidade mais próxima e agende horário para ser atendido.

Basta acessar a página do serviço através deste link e informar seu CPF/CNPJ, o número da notificação de débito e o código de acesso. Web : Através do link.

A GFIP substituiu a Guia de Recolhimento do FGTS - GRE. Já a SEFIP é o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, aplicativo que permite ao empregador gerar a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social.

Para saber se a sua Declaração está em malha, acesse o e-CAC. Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha".

Dos campos do PPP, é no campo 13.7 que deve ser lançado o código GFIP que vai servir de referência para a comprovação dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entre em conectividade social, empregador, solicitar extrato analítico do trabalhador, base conta e número do nis. Assim você consegue todos os depósitos efetuados pela empresa.

Para emitir essa guia, o processo é bem parecido.

  1. Abra o programa SEFIP;
  2. Clique em “Relatórios”;
  3. Clique em “GRF” > “Arquivo Selo”;
  4. Identifique o local em que o arquivo foi salvo e clique em “Abrir”;
  5. Selecione a Razão Social da empresa para a qual você deseja imprimir a guia;
  6. Clique em “Imprimir”.

A partir de agora, a DCTFWeb substitui a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) como instrumento de confissão de dívida e de constituição do crédito previdenciário.

Infelizmente a caixa não tem nenhum recurso para recuperação desses arquivos via web, no caso de conectividade social enviada por arquivo *pri. Você terá que fazer esta solicitação junto a caixa, preenchendo formulário assinado pelo sócio e protocolando pedido.

O código GFIP indica se o empregado está ou esteve exposto a alguma situação que gere direito a aposentadoria especial prevista em várias legislações, principalmente no DEcreto 3048/99 anexo 4.

Para realizar o cálculo FGTS em atraso a empresa precisa acessar o sistema da Caixa, online, ou enviar um representante até a agência do banco. Esse tipo de cálculo é feito comumente pelo SEFIP, via passo a passo abaixo. Baixe o índice FGTS em atraso, referente ao mês vigente e salvá-lo.

Nos casos em que a empresa não fez o pagamento no período devido, o trabalhador pode buscar um acordo com a empresa para que ela pague o que deve. Caso não haja acordo, a solução é denunciar ao Ministério do Trabalho em alguma Superintendência Regional do Trabalho.

Emitir Extrato de Contribuição (CNIS)

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer; Clique em “Baixar PDF”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Canais de prestação. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

Quando a guia ainda não tenha sido paga, ela pode ser consultada por meio do SEFIP. Para isso, basta clicar em “Relatórios RE”. Em seguida, é necessário clicar em “Arquivo SEFIP”. Nesta etapa, será necessário informar o final do arquivo SFP que foi salvo quando o contador enviou os arquivos.

A GFIP é um documento obrigatório para todos os empregadores (pessoas físicas e jurídicas) e aos contribuintes equiparados às empresas. Estes estão sujeitos ao recolhimento do FGTS, bem como as contribuições e/ou informações à Previdência Social.