Como consultar a lauda?

Perguntado por: adias . Última atualização: 27 de maio de 2023
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Como consultar lauda no Diário Oficial do Estado de São Paulo?

  1. selecione a data em que o laudo foi publicado (dia, mês e ano);
  2. selecione o caderno desejado;
  3. clique em OK;
  4. clique em um dos resultados;
  5. abra o documento e digite o comando “Ctrl + F” para procurar pelo seu nome.

Lauda é a publicação em Diário Oficial (ou sistema informatizado) dos alunos concluintes do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Habilitação Profissional das escolas públicas e particulares, reconhecidas e autorizadas.

Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes” Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

A emissão da lauda de conclusão é feita quando o estudante conclui o 9°ano do ensino fundamental ou o 3° ano do ensino médio, ambos nas escolas do Estado de São Paulo. Quem finalizou os estudos entre os anos de 1980 e 2000 deve procurar o documento no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no ano de emissão do laudo.

Publicação no GDAE, Lauda de Concluintes e Visto Confere
Para os alunos que concluíram os estudos entre os anos de 1981 a 2000, a publicação foi feita em suplemento do Diário Oficial do Estado.

Para ter acesso ao site, é preciso criar um cadastro de usuário, informando número do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), e-mail, Unidade da Federação (UF) do RG e data de nascimento. A plataforma é simples e didática, cumprindo o dever de ser facilitadora.

O que é GDAE e como posso obter o certificado de conclusão do ensino médio?

  1. Acesse o link Concluinte GDAE.
  2. Selecione o tipo de documento (RG, RNE, RA ou RG Militar) e digite o número do documento.
  3. Selecione o Estado.
  4. Clique no botão “Pesquisar”.
  5. Digite o código da imagem.
  6. Um relatório será emitido – Salve em PDF.

Deste modo, um lauda pode ser definida de diferentes maneiras, mas, geralmente, constitui um texto com 30 linhas e cerca de 1200 a 2000 caracteres (incluindo espaços) ou 250 a 350 palavras. Portanto, podemos dizer que a lauda é uma medida que quantifica o texto de uma página.

30 linhas

Qual é a medida de uma lauda? Dependendo da natureza e da complexidade do texto, a medida de uma lauda varia. Na tradução/versão literária, o Sindicato Nacional dos Tradutores (Sintra) define que uma lauda possui 30 linhas com até 70 caracteres cada uma, o equivalente a 2.100 caracteres, incluindo os espaços.

Lauda é o nome dado para um dos lados de uma folha de papel, seja de um caderno, livro ou outro tipo de texto que segue uma padronização.

O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é acessível pela internet em www.fnde.gov.br. Os dados balizarão políticas públicas e ajudarão estados e municípios a melhorar a gestão escolar.

O RA (Registro do Aluno) é o número de identificação do aluno no Sistema de Cadastro de Alunos, da Secretaria da Educação do Estado.

Consultar diploma no diário oficial
quem não tem o diploma: precisará entrar em contato com a Secretaria da Educação do Estado e fazer a solicitação, quando souber a data da publicação de sua conclusão no Diário Oficial, poderá se dirigir ao jornal do seu Estado e fazer a solicitação da cópia autenticada da declaração.

Já no caso de uma tradução juramentada, uma lauda costuma incluir 25 linhas com 50 caracteres (toques) cada - aproximadamente 1.250 caracteres também incluindo os espaçamentos. Para a Junta Comercial do Estado de São Paulo, por sua vez, uma lauda equivale a 1.000 caracteres sem contar os espaços entre as palavras.

2.100 caracteres

(*) Uma lauda é definida como 30 linhas x até 70 caracteres (incluindo espaços) por linha. Isso é igual a cerca de 2.100 caracteres por página, com espaços. Taxa de administração/coordenação 5% a 10% a combinar.

Revisão de texto por lauda
Nesse modelo de revisão, o revisor estipula um valor que, atualmente, está entre 3,00 e 20,00 reais a lauda.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma lauda para elaboração de trabalhos acadêmicos consiste em:

  1. Formato A4 (21 cm × 29,7 cm);
  2. Margem esquerda e superior: 3 cm;
  3. Margem direita e inferior: 2 cm;
  4. Espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Como solicitar
Não é possível fazer a emissão do documento pelo portal, porque ele deverá ser assinado pelo diretor e pelo secretário escolar. Os responsáveis pelo aluno devem ir ao estabelecimento de ensino para retirar o documento.