Como conservar salgados fritos de um dia para o outro?

Perguntado por: ralves3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Agora, se você quer saber como reaproveitar salgados fritos de um dia para o outro, basta que você deixe os seus salgados bem cobertos em um recipiente de plástico, pois dessa forma eles não perdem a umidade, que é o que deixa a massa com um gosto suculento.

Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C. Alimentos não cozidos, como saladas ou sanduíches frios, também devem ser consumidos ou refrigerados imediatamente.

3 minutos

Mesmo congelado, o salgado já está pronto, a fritura serve somente para fritar a camada de empanamento e esse calor é que vai ser o responsável pelo aquecimento do recheio, então lembre sempre que é bom esperar entre 2 a 3 minutos antes de servir os convidados.

Com a temperatura muito baixa, os salgados podem ficar gordurosos. Para os assados como empadas e pães de queijo, o primeiro passo é se preparar um dia antes: o processo de descongelamento deve ser feito dentro da geladeira, e jamais em temperatura ambiente.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é nunca misturar os salgados fritos com os assados. Os salgados prontos são comumente embalados em uma caixa de papel, que pode ser personalizada com o nome ou o logotipo do seu negócio. Essa caixa de papel deve sempre ser forrada com papel manteiga ou papel alumínio.

Amido de milho
Aqui está o grande segredo! Em conjunto com a água, o amido é o que dará “aderência” ao empanamento. Além de deixar o salgado com uma casca fina, garante que o sabor permaneça o mesmo.

3 meses

Salgadinhos fritos
Dura até 3 meses. Quando quiser, pode fritá-los ainda congelados, ou ainda, deixar descongelar em geladeira e depois fritar.

Porque você não usou a temperatura adequada do óleo
Afinal, se ele estiver frio pode encharcar o produto; assim como se estiver muito quente, poderá causar explosões com mais facilidade. Então, o ideal é manter a temperatura entre 180 ºC e 200 ºC e mergulhar o salgado por inteiro para promover uma fritura uniforme.

Se boa parte dos ingredientes são armazenados em local seco, já os salgados e doces prontos vão sempre para a geladeira ou freezer. Embale os produtos de maneira adequada. O ideal é ter um equipamento para embalar a vácuo para aumentar a durabilidade de sua produção.

Cada salgado tem um determinado tempo de validade, essa variação se dá devido aos ingredientes, geralmente, utilizados no recheio. A média geral de tempo de conservação é de três meses, podendo se estender um pouco mais ou pouco menos.

Para os salgados empanados e que devem ser fritos — como coxinha, quibe e bolinho de queijo — a recomendação é deixá-los no congelador por até três meses.

O recomendado é que se frite, no máximo, cinco salgados por vez. Além disso, a hora certa de retirar o alimento do fogo é quando ele está dourado por fora.

O produto com camada externa ou interna de gelo, ao encontrar o óleo muito quente, derrete rapidamente e a água em contato com o óleo pode causar explosão. Por isso, o ideal é deixar o produto descongelar antes de fritar, assim evita o contato do gelo com o óleo quente e reduz o tempo de contato do salgado com o óleo.

Para a coxinha ficar com aquele aspecto crocante por mais tempo, você vai precisar utilizar 3 ingredientes na hora de prepará-la. Separe água, amido de milho e farinha de empanamento. Ao invés de misturar leite com amido de milho, faça a substituição pela água.

Você sabe qual a melhor forma de esquentar salgados assados? Coloque-os em uma frigideira e cubra com uma folha de papel alumínio e deixe aquecer por alguns minutos, em fogo médio. Assim, você devolve a textura crocante do alimento, fazendo parecer que está novo!