Como conservar pamonha por mais tempo?

Perguntado por: mramos3 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Basta abrir a embalagem e aproveitar! E mais: você pode armazenar a Pamonha Pocket por até 6 meses no congelador. Isso te dá a possibilidade de levar nossas pamonhas para casa e esquentar na hora que preferir, direto no fogão ou microondas. É simples de preparar, prático de consumir e delicioso de saborear!

E para desfrutar a pamonha sem o risco de possíveis desagrados, é importante ficar atento à sua conservação: por ser um produto derivado do milho, ela dura pouquíssimo tempo fora da geladeira - em média, de três a quatro horas.

As pamonhas produzidas segundo esse processo terão validade de até seis dias se refrigeradas a 4ºC. “É a temperatura que as geladeiras mantêm”, explica Jacqueline. Segundo ela, caso sejam colocados alguns aditivos a pamonha pode durar até mais tempo.

6 meses

Estou falando da Divina Pamonha, uma pamonha própria para ser congelada e que pode durar até 6 meses no congelador. Quando chegar uma visita ou bater aquela fome é só levá-la direto à água fervente por 12 minutos ou aquecer no microondas por 4 minutinhos.

Os problemas que você pode encontrar no preparo da pamonha são todos relacionados ao tempo de cozimento. Se ela ficou amarga, é porque o milho foi pouco cozido. Se ficar mole, também é porque a massa ficou pouco tempo no fogo e isso também vale para o gosto de sabão que algumas pessoas reconhecem na pamonha.

“Nas espigas de milho, especificamente, é importante observar se tem pontos de mofo e, caso tenha, não comprar”, alertou. Ela ainda alertou sobre o milho cozido vendido nas ruas e a água em que é preparado. “A temperatura da água deve estar acima de 60°C. Estando nessas condições, não será prejudicial ao milho.

Como o milho verde suporta baixas temperaturas, ele pode ser mantido, com vantagem, na parte mais alta da geladeira, por até 3 dias. Não se esqueça de colocá-lo em saco de plástico para que os grãos não murchem rapidamente. O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos.

6 minutos

É só esquentar e, em apenas 6 minutos estará pronta.

Rende de 35 a 40 pamonhas.

De acordo com Odete, o milho para a produção de pamonha precisa estar maduro. Assim, ele rende mais massa e dá um ponto melhor para a receita. Já para o bolo, é bom que a espiga esteja em um estado considerado intermediário, não sendo nem verde nem madura.

Os grãos devem estar bem desenvolvidos, macios e leitosos. A palha deve apresentar- se com aspecto de produto fresco e cor verde. Na geladeira: Conserva-se no máximo por três dias, desde que devidamente embalado em saco de plástico ou vasilha tampada.

Em temperatura ambiente não pode passar de 1 dia, isso porque ele começa a perder sabor e textura, agora na geladeira ele pode ficar por no máximo 3 dias e deve ser embalado em saco plastico para não perder a umidade, e o ideal é que seja na parte mais alta de geladeira.

Depois de cozida, a canjica não é um alimento que dura muito tempo na geladeira. Mesmo assim, Lierson destaca que, caso armazenado em um recipiente hermético, o doce pode ficar na geladeira por até 3 dias.

Cubra com papel alumínio e coloque esta forma dentro de outra com água quente. Leve ao forno médio preaquecido por cerca de 40 minutos. Após esse tempo, apague o fogo e deixe a pamonha ali dentro até ficar morna.

Quando pronta, a pamonha não pode estar muito mole. Por isso, é recomendável retirá-la da panela e deixar resfriar sobre uma bancada por 15 a 20 minutos, até que adquira a consistência final. "Quanto mais firme, melhor para comer", observa o proprietário do Cantinho da Pamonha.

Forre o fundo da airfryer com palhas de milho. Coloque a mistura na airfryer. Cozinhe por cerca de 25 minutos a 180ºC. Obs: No vapor o cozimento dura 40 minutos.

Debulhado, o milho pode ser congelado cru e vai direto do congelador para a frigideira, panela, ou água fervente.

Em casa, você pode esquentá-las no fogão (mais recomendado) ou no microondas. Sugerimos que, durante o período de conservação, o produto seja mantido à temperatura de -8ºC ou menos.

Pamonha é um quitute brasileiro, comum nos estados do Nordeste e ainda em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Provavelmente descende da culinária indígena.