Como conservar o salgado depois de frito?

Perguntado por: aferreira7 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

O correto é armazenar os seus salgados fritos no congelador, assim, na hora de consumi-los, não há necessidade de fritá-los, basta esquentar o salgado no forno por alguns minutos e eles voltarão a ficar fresquinhos e crocantes.

Dicas de congelamento e descongelamento
As embalagens para armazenar salgados devem ser bem vedadas, com pouco ar, e no máximo duas camadas de empilhamento para o congelamento não ser mais difícil. Na hora de descongelar esses alimentos, só se deve abrir as embalagens na hora exata de ir ao forno ou óleo.

os salgados assados devem passar pelo forno antes de serem guardados no freezer, conforme alertamos acima. E justamente por conta dessa diferença que salgados fritos e salgados assados não devem ser congelados e armazenados juntos.

Provavelmente porque a coxinha não foi umedecida da forma correta. Para evitar esse problema, você deve procurar umedecê-la com água, amido de milho e farinha de empanamento, seguindo o mesmo método já explicado para deixá-la mais crocante.

Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C. Alimentos não cozidos, como saladas ou sanduíches frios, também devem ser consumidos ou refrigerados imediatamente.

Se boa parte dos ingredientes são armazenados em local seco, já os salgados e doces prontos vão sempre para a geladeira ou freezer. Embale os produtos de maneira adequada. O ideal é ter um equipamento para embalar a vácuo para aumentar a durabilidade de sua produção.

Mesmo congelado, o salgado já está pronto, a fritura serve somente para fritar a camada de empanamento e esse calor é que vai ser o responsável pelo aquecimento do recheio, então lembre sempre que é bom esperar entre 2 a 3 minutos antes de servir os convidados.

Congelar salgados fritos
Assim como os salgados crus, os que já foram fritos serão congelados da mesma maneira: primeiro no tabuleiro e depois guardados em saquinhos separados. No entanto, depois de fritá-los, escorra toda o excesso de óleo e espere que eles esfriem antes de levar para o congelador.

três meses

Cada salgado tem um determinado tempo de validade, essa variação se dá devido aos ingredientes, geralmente, utilizados no recheio. A média geral de tempo de conservação é de três meses, podendo se estender um pouco mais ou pouco menos.

O primeiro ponto que precisamos esclarecer é que qualquer tipo de salgadinho pode ser mantido congelado: coxinhas, risoles, quibes, bolinhos de queijo, bolinhos de carne, croquetes, empadinhas, pães de queijo, entre outros, podem ficar até três meses congelados antes de serem consumidos.

Armazene seus salgadinhos de maneira correta
Depois de fritar, não armazene os salgados na geladeira, mas sim no congelador! Isso mesmo, congele os salgados depois de fritá-los e mantenha armazenado no congelador. Na hora de comer, não precisa fritar de novo não!

Sim, todo salgado frito pode ser congelado. Ou seja, você pode produzir e guardar no congelador desde as populares coxinhas até os kibes, bolinhas de queijo, risoles, croquetes e afins.

Óleo na temperatura correta
Salgados congelados devem ser fritos em óleo com temperatura entre 180º e 200ºC. Abaixo desta temperatura, os salgados podem ficar encharcados ou estourar.

Conservar os salgados quentes e úmidos na estufa: evite o ressecamento dos salgados mantendo sempre o umidificador com água. Fique atento ao tempo de exposição dentro da estufa, não aconselho ficar mais de duas horas dependendo a textura do salgado para não emborrachar e nem ficar endurecido.

Porque você não usou a temperatura adequada do óleo
Afinal, se ele estiver frio pode encharcar o produto; assim como se estiver muito quente, poderá causar explosões com mais facilidade. Então, o ideal é manter a temperatura entre 180 ºC e 200 ºC e mergulhar o salgado por inteiro para promover uma fritura uniforme.

No entanto, quando são abertas e deixadas foram do pacote, que funciona como uma proteção, essas comidas ficam sujeitas às partículas de água disponíveis no ar. Com a exposição, elas podem acabar absorvendo parte dessa umidade, o que as deixa com o aspecto murcho.

Para salgados congelados, que a pessoa vai levar e fritar em casa, 3 meses. Para os entregues fritos, para serem aquecidos na festa, de preferência faça num dia e entregue no dia seguinte. A validade é mesmo de um dia só.

O maior perigo é quando os micro-organismos invasores são patogênicos, ou seja, não alteram o sabor nem o visual do prato. Eles se multiplicam a cada 20 minutos: por isso, o ideal é separar as sobras em vasilhas pequenas – que favorecem o congelamento integral do conteúdo – e colocá-las sempre na geladeira.

2 meses

Considere sempre o tempo de conservação dos salgados
De uma forma geral, considere 2 meses de validade para massas cruas recheadas e massas de pão de queijo e pão caseiro. Preparos já assados, como esfihas, coxinhas, massas folhadas e minipizzas, duram cerca de 3 meses.

Para os salgados empanados e que devem ser fritos — como coxinha, quibe e bolinho de queijo — a recomendação é deixá-los no congelador por até três meses.

ORIENTAÇÕES PARA AQUECER OS SALGADOS ASSADOS
Colocar em bandeja de preferência perfurada; Descongelar em geladeira de um dia para o outro, ou em temperatura ambiente por no máximo 2 horas e somente o que vai ser consumido. Produto descongelado, assar por 10 minutos a 180º C em forno convencional, pré-aquecido.