Como conservar o repolho depois de cortado?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Quando picado, deve obrigatoriamente ser mantido embalado ou em vasilha tampada na geladeira, conservando-se por até cinco dias depois de picado. Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas.

Em um recipiente, dilua 4 gotas de hipoclorito em um 1 litro de água filtrada. Despeje essa solução em cima das folhas de repolho, deixando de molho durante 10 minutos. O hipoclorito pode ser usado também na limpeza de alface, na limpeza do brócolis e outros legumes e verduras também.

TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 2 SEMANAS
Outra verdura que é melhor amiga do tempo é o repolho. Ele também dura dias na geladeira sem murchar, e continua fresquinho se bem armazenado.

Se você está com uma grande quantidade de repolho cortado na geladeira, essa é uma ótima dica para aproveitar e conservar esse ingrediente. Comece separando a quantidade que você quer usar na conserva, depois, coloque em uma peneira e junte um pouco sal.

Caso especial - repolho e acelga: Em vez de lavar todo o maço, descarte as duas folhas mais externas. Como as folhas são muito juntinhas, é melhor lavar depois de cortado antes de usar. Se for cozinhar, corte e lave apenas com água.

Sim, o repolho congelado fica ótimo para refogar. Remova as folhas externas, corte em pedaços ou tiras e faça o branqueamento com tempo de pré-cocção por 2 minutos antes de congelar. Dura até 12 meses no freezer.

Os itens devem ser embalados em recipientes de vidro ou plástico com tampa, ou então em sacos plásticos próprios para levar ao congelador, hermeticamente fechados. No caso de usar sacos de congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem ao fechar.

Apesar de o consumo do vegetal cru garantir o melhor aproveitamento dos nutrientes e benefícios é possível utilizar o repolho de diversas maneiras. Uma dica para minimizar os desconfortos é adicionar limão ou gengibre no tempero da sua salada.

Alface, couve, repolho e cebola – As folhas externas são as que contêm mais agrotóxicos. “É bom tirar ao menos uma ou duas camadas, tanto das folhas como da cebola. Em seguida é preciso lavar bem em água corrente por dois ou três minutos e deixar por meia hora na solução de bicarbonato de sódio.

Sob refrigeração pode ser mantido por várias semanas, desde que colocado dentro de sacos de plástico. Quando picado, deve obrigatoriamente ser mantido embalado ou em vasilha tampada na geladeira, conservando-se por até cinco dias depois de picado.

Segundo a pesquisadora, de maneira geral, o cozimento a vapor foi o que melhor preservou a atividade antioxidante tanto na couve quanto no repolho roxo, embora as três formas de preparo tenham demonstrado ação antioxidante significativa.

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de repolho, a recomendação diária de vegetais é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia. O consumo excessivo de repolho pode causar excesso de gases em algumas pessoas.

O melhor local da geladeira para guardar a salada pronta é no meio, deixando espaços para circular o ar frio. Os melhores recipientes para mantê-la saborosa por mais tempo são os de vidro e os de plástico, pois garantem as propriedades dos alimentos, como textura, sabor, cor e odor.

Caso estejam cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, se possível com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.

Isso é sinal de que estão apresentando toxinas não só para o produto como para os outros que estão na geladeira.